Author(s):
Carvalho, Mariana Sousa e Silva Cabral de
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/11446
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão do turismo; Turismo cultural; Turismo rural: Janeiro de Cima (Portugal)
Description
A presente investigação visa, a partir de uma perspetiva cultural, compreender
os benefícios do turismo criativo no contexto da experiência turística integral,
como forma de aprofundar e aprimorar a qualidade dessa experiência, numa
aldeia do Interior de Portugal, Janeiro de Cima (concelho do Fundão). Este
estudo, realizado no âmbito do Projeto de Investigação Científica intitulado “A
experiência global em turismo rural e o desenvolvimento sustentável de
comunidades locais” (Projeto ORTE), financiado pela Fundação para a Ciência
e Tecnologia e cofinanciado pelo COMPETE, QREN e FEDER, proporcionou
uma reflexão teórica acerca das áreas rurais atuais, importantes espaços de
consumo onde a atividade turística deve ser desenvolvida e percecionada, não
só como atividade revitalizadora e dinamizadora destas áreas, mas também
como promotora da preservação dos elementos naturais e culturais dos
destinos, cruciais para a atratividade turística dos mesmos. No contexto do
mercado atual, em que a diferenciação dos destinos é um fator-chave para o
aumento da sua competitividade, considerou-se pertinente realçar a sua
componente cultural enquanto responsável pela definição da identidade e
valores locais que conduzem à sua distinção no mercado. Atualmente, é
necessário apostar na construção de atividades e experiências nos destinos
que permitam o envolvimento do visitante com a comunidade local. No âmbito
cultural, é importante realçar a componente criativa da oferta turística dos
destinos, como revitalizadora da cultura local.
Em termos metodológicos, sob uma abordagem qualitativa, foram recolhidos
dados primários através da aplicação de entrevistas semiestruturadas na
aldeia em estudo, de dezembro de 2010 a junho de 2012, a partir das quais foi
realizada, posteriormente, uma análise de conteúdo. Os dados secundários
foram, igualmente, úteis como complemento da investigação.
A análise proveniente da aplicação de entrevistas aos diferentes stakeholders
do destino confirma a importância da componente cultural como motivação de
visita a destinos rurais e comprova o interesse crescente por parte do turista
atual em conhecer estes destinos através do contacto próximo estabelecido
com a população e através do conhecimento aprofundado das marcas de
ruralidade que estes espaços denunciam.
Tendo por base as potencialidades reconhecidas em Janeiro de Cima, são
identificadas linhas de ação ao nível das experiências criativas, que surgem
num contexto em que a premência reside na valorização dos recursos culturais
locais através do envolvimento ativo dos visitantes no processo de construção
dessas experiências, nas quais assumem um papel de cocriação. This research project aims at clarifying the benefits of creative tourism in the
context of the integral tourism experience, from a cultural perspective, in order
to deepen and improve the quality of that experience, in a village of Inland
Portugal, Janeiro de Cima (County of Fundão). This study, which was
conducted within the scope of the Scientific Research Project entitled “The
Overall Rural Tourism Experience (ORTE) and sustainable local community
development”, financed by the Foundation for Science and Technology and cofinanced
by COMPETE, QREN and FEDER, has promoted a theoretical
reflection on rural areas. These are considered to be significant consumption
spaces where tourism activity ought to be developed and perceived, not only as
a revitalising and dynamic activity, but also as a driving force behind the
preservation of such crucial resources as the destinations’ natural and cultural
elements are. Bearing in mind that according to the current market trends the
distinctiveness of tourism destinations is a key-factor towards increasing their
competitiveness, drawing special attention to their cultural components was
considered relevant as culture is responsible for determining local identity and
values, which are distinctive elements regarding the positioning of destinations
in the market. Currently it is crucial to implement activities and experiences that
promote the interaction between visitors and local community. Within the scope
of culture, it is important to highlight the creative component of a destination’s
tourism offer, as it revitalizes local culture.
As regards methodology, and under a qualitative approach, primary data were
collected in Janeiro de Cima through semi-structured interviews, from
December 2010 to June 2012, and subsequently they were used in content
analysis. Secondary data were also useful as a compliment of the research.
The analysis of the interviews applied to the different destination stakeholders
corroborates the importance of culture as a motivating factor for visiting rural
destinations and reaffirms the growing interest of modern tourists in getting to
know destinations through being in close contact with the local community and
having deeper understanding of rural life values.
Keeping in mind the recognized potential of Janeiro de Cima, creative
experiences are perceived in a context where the emphasis is on valuing local
cultural resources though active involvement of visitors in the process of
creating experiences, where these assume the role of co-creators. Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo