Autor(es):
Guerreiro, Diana Andreia Soares
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/11445
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão do turismo; Turismo; Comportamento dos consumidores; Carnaval: Ovar (Portugal)
Descrição
A globalização e liberalização facilitaram o acesso à atividade turística, mas
elevaram, também, os desejos dos consumidores a outro nível. Esta
sociedade, também designada de “sociedade dos sonhos”, quer viver
experiências que a façam progredir, o que implica que seja cada vez mais
importante desenvolver ofertas de bens e serviços que provoquem, em cada
indivíduo, emoções fortes e que tenham um grande significado na vida de cada
um. Os eventos podem ter, neste âmbito, um papel muito relevante. No
entanto, são poucos os estudos em eventos que contemplam uma abordagem
abrangente da experiência, considerando todas as dimensões que esta
integra, e a investigação de potenciais determinantes e consequências da
mesma. Reconhecendo as lacunas existentes ao nível da investigação em
eventos e no âmbito dos Carnavais, bem como a importância de assegurar
uma boa gestão dos Carnavais, na presente dissertação avalia-se a
experiência dos participantes no Carnaval de Ovar, uma atração de elevada
visibilidade para o destino onde se realiza. Além disso, identificam-se
potenciais determinantes e consequências da experiência neste evento.
Recolheram-se 165 questionários e testaram-se, com recurso ao Statistical
Program for Social Sciences (SPSS), importantes relações entre dimensões da
experiência, destas dimensões com as consequências e ainda entre
determinantes e as dimensões da experiência. Observou-se, por exemplo, que
as dimensões da experiência têm relações positivas entre si, que a experiência
vivida influencia positivamente a satisfação e fidelização dos participantes e
que a experiência depende das motivações, dos meios de comunicação
através dos quais se teve conhecimento do evento e do perfil
sociodemográfico. Os inquiridos foram ainda segmentados de acordo com a
experiência vivida no Carnaval, tendo-se obtido três grupos distintos de
participantes a considerar no planeamento de futuros Carnavais: jovens
visitantes ativos, residentes envolvidos e visitantes passivos. Este processo
permitiu uma melhor compreensão sobre como gerir, na prática, as
experiências turísticas. The globalization and the liberalization process have facilitated the access to
tourism, but have also raised the consumers’ desires to another level. This
society, also called as “the dream society”, wants to live experiences that make
them progress, what makes even more important the significance of developing
supplies of goods and services that cause, in each individual, strong emotions
and meaning to their lives. Events can have, in this context, a very important
role. However, few event studies include a comprehensive approach of the
experience, considering all the dimensions that this construct integrates, and
the investigation of potential determinants and consequences of the
experience. Recognizing the gaps in events’ and Carnivals’ research, as well
as the importance of ensuring a good Carnivals’ management, this thesis
evaluates the experience lived by the participants in Ovar Carnival, an
attraction with high visibility for the destination where it is held. In addition, the
investigation also seeks to identify the potential determinants and
consequences of the experience of this event.
165 valid questionnaires were collected and, supported by the Statistical
Program for Social Sciences (SPSS), were tested significant relationships
between the experience’s dimensions, the dimensions and the consequences
of experience and between the determinants and dimensions of Carnival’s
experience. The results show, for example, that the experience’s dimensions
have positive relationships among each other, positively influence the
satisfaction and loyalty of the participants on Ovar’s Carnival and that the
experience depends on motivations, on means through which participants
became aware of the event and on socio-demographic profile. The respondents
were also segmented according to the Carnival’s experience, yielding three
groups that should be considered when planning future Carnivals: young active
visitors, involved residents and, passive visitors. This process enabled a better
understanding on how to manage, in practice, tourist experiences Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo