Autor(es):
Pinto, Sílvia Machado de Paiva Loureiro Bigote
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1143
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Criação artística; Artes plásticas; Educação visual; Educação artística; Comunicação visual
Descrição
A presente dissertação apresenta um trajecto de investigação desenvolvido em
cumprimento do requerido para conclusão do Mestrado em Criação Artística
Contemporânea. Foi desenvolvido em duas fases distintas: num primeiro
momento procedeu-se ao estudo de diferentes tipos de Narrativas Visuais
dando principal importância às Narrativas Visuais do Imaginário Infantil da obra
de Paula Rego: vivências infantis, memórias da família e dos amigos, e o
Bestiário de Paula Rego, tentando também fazer a ligação das diferentes
narrativas com o trabalho desta artista. Este primeiro momento de investigação
serviu de base para o desenvolvimento do segundo, já em contexto escolar,
que decorreu na Escola EB 2/3 de Cacia com três turmas de alunos do 3º Ciclo
do Ensino Básico, duas delas na disciplina de Educação Visual e outra em
Oficina de Artes Plásticas.
A metodologia de trabalho utilizada foi a investigação-acção. Os alunos
fizeram trabalhos de interpretação de obras da artista, para o que visitaram a
exposição da artista em Serralves, visualizaram imagens da sua obra através
do episcópio, fizeram a leitura de vários textos de interesse para este trabalho
e também a sua própria investigação pela Internet. Finalmente, realizaram um
trabalho de narrativas visuais, tendo como base as suas próprias memórias
infantis. Este último, foi um trabalho interdisciplinar, com a disciplina de Língua
Portuguesa.
Acredita-se que os alunos de hoje necessitam de adaptação constante a um
mundo em mudança, com estrutura e liberdade para desenvolverem um
sentido crítico e entender o mundo. Os alunos precisam de estratégias
diversificadas, de forma a conseguirem informação clara, e sentido crítico, que
contribuam para o uso prático e objectivo dos conhecimentos adquiridos. Será
“aprender a aprender” em que as capacidades e as estratégias têm principal
importância, mas também a pesquisa e a análise de factos, o desenvolvimento
de estratégias de sintetização de informação e a partilha do que aprenderam
com os outros.
Este envolvimento proporcionar-lhes-á a interiorização e a recordação do
objecto de estudo, mas também as ferramentas necessárias para lidar com a
informação e que poderão usar durante toda a vida. Cada vez mais aumenta o
número de pessoas com acesso a um novo mundo na informação, devendo
aprender a seleccionar e a usá-la eficazmente.
A apresentação do trabalho realizado à Comunidade Escolar foi um
enriquecimento ao nível de toda a Escola. Alunos, pais, encarregados de
educação e restante comunidade, puderam apreciar os excelentes trabalhos,
contribuindo com a sua opinião. Os elogios foram muitos, mostrando-nos que
os resultados encontrados evidenciavam que o tema teve mérito, e foi
importante no processo pedagógico. Ideias semelhantes para trabalhos
futuros, criam a possibilidade de desenvolvimento de novos projectos, devendo
dar-se a oportunidade aos professores de aumentar o currículo-base, de forma
a permitir a abordagem de temas, que por questões de tempo não estão
contemplados no currículo.
ABSTRACT: The following dissertation presents a trajectory of investigation that was carried
out so as to develop and conclude a Masters Degree in Artistic and
Contemporary Creation. Its development undertook two different stages. In the
first phase a study of different kinds of Visual Narratives was done, with an
emphasis on the Visual narratives of the childhood imagery in the work of
Paula Rego - childhood experiences; family and friends’ memoirs and Paula
Regos’s bestiary – in order to attempt to establish a connection between the
different narratives and the artist’s work. Moreover, the first stage of the
investigation served as a basis for the second, which was done in an
educational context, that occurred in three classes of a school in Cacia that
were involved, two of them in the subjects of Art and one in the subject of Arts
Workshop.
The methodology used was action-research. Having visited the artist’s
exhibition at Serralves (Porto), the students developed projects involving the
interpretation of the artist’s work. The students also saw images of the artist’s
work through the episcope (opaque projector), they read various texts of
interest related to the subject and they also researched on the Internet. Finally,
they created their own visual narratives based on the written narratives which
contained childhood memories. This work was done in collaboration with the
subject of Portuguese language.
Nowadays, students need to constantly adapt to a changing world in a
structured and free way in order to develop a critical sense and to understand
the world. Students need diversified strategies, so as to obtain clear
information and critical sense that contribute to the practical and objective use
of their acquired knowledge. Students will be “learning to learn” which will not
only allow them to acquires important skills and strategies, but they will also
implement research and fact analysis, the ability to summarize information and
to share it with others.
This involvement will not only allow them to interiorize and remember the study
subject but this will also give them the necessary tools to deal with information
which they can use throughout their lives. The number of people with access to
a new world of information is increasing, thus making it necessary to learn how
to select and use information efficiently.
Contemporary Art is, on our perspective, an inspiration for education, for the
fruition and for the freedom of decision-making in the learning process. It will be
with this freedom that learners will have the opportunity to pursue the areas
that are in accordance with their interests and necessities and that will
contribute to strengthen their character.
The presentation of this work in the school community was enriching for the
entire school. Students, parents, guardians and the rest of the school’s
community could appreciate the students’ excellent projects and give their
opinion on them. The many praises received proved that it was important to the
pedagogical process. Similar ideas for future work in this area create the
possibility of developing new projects, teachers should be given the opportunity
to increase the general curriculum in such a way that they may explore themes
which, because of the lack of time, are not contemplated in the curriculum. Mestrado em Criação Artística Contemporânea