Autor(es):
Reis, Susana Alexandre dos
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/11421
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Formação de professores; Prática pedagógica; Professores de ciências; Ensino experimental; Ensino das ciências
Descrição
A Formação Continuada de Professores de Ciências assume-se como uma via
capaz de ajudar os alunos a desenvolver competências, como as de resolução
de problemas. Nesta perspetiva, a Educação em Ciências deve visar o
desenvolvimento de cidadãos cada vez mais participativos, responsáveis,
capazes de tomar decisões conscientes, exigindo-se o desenvolvimento da
literacia científica como uma meta a alcançar pelas escolas.
Uma das estratégias considerada como potenciadora do desenvolvimento de
tais competências é o trabalho experimental desenvolvido com os alunos,
durante as aulas de Ciências de 2.º CEB. Neste contexto, desenvolveu-se um
Programa de Formação Continuada de Professores em Ensino Experimental
das Ciências no 2.º CEB, procurando-se avaliar o seu impacte nas conceções
e práticas de índole experimental de quatro professores. Assim, formularam-se
as seguintes questões de investigação: Qual o impacte do Programa de
Formação para uma Educação em Ciências de base experimental: a) na
(re)construção das conceções dos professores do 2.º CEB acerca do Trabalho
Experimental?; b) e na promoção intencional, por parte dos professores
envolvidos, de práticas didático-pedagógicas de base experimental no 2.º
CEB?
De forma a dar resposta às questões formuladas, desenvolveu-se uma
investigação de natureza qualitativa, que pretendeu contribuir para a
compreensão da relação entre a formação continuada de professores e as
conceções e práticas de índole experimental desenvolvidas na disciplina de
Ciências da Natureza, do 2.º CEB. O planeamento escolhido foi o de estudo de
caso com quatro professoras participantes na formação continuada, tendo-se
recorrido a várias técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados. Para
a caraterização das conceções das professoras sobre trabalho experimental foi
utilizada a entrevista semi-estruturada, o Diário do Investigador e as
transcrições das aulas destas professoras, bem como a reflexão oral nas
sessões de acompanhamento com a Formadora. Este último instrumento
também foi usado para a caracterização das práticas das professoras, assim
como o Instrumento de Caraterização das Práticas Didático-Pedagógicas de
índole experimental, desenvolvido para o presente estudo. Utilizou-se ainda
um Questionário de Avaliação do Programa de Formação e os Portefólios das
quatro professoras do estudo, para se obter a avaliação destas docentes
acerca do Programa de Formação frequentado.
Os resultados parecem indicar que, antes do Programa de Formação, apenas
a Professora D apresentava conceções acerca de trabalho experimental, em
sintonia com a perspetiva defendida na revisão de literatura. Após o Programa
de Formação as quatro professoras revelaram conceções mais realistas
acerca de trabalho experimental.
Relativamente às práticas de índole experimental, antes do Programa de
Formação, nenhuma das professoras colaboradoras do estudo implementava
esta estratégia com os alunos. Após o Programa de Formação, todas as
docentes passaram a contemplar nas suas práticas o trabalho experimental.
De uma maneira geral, no que concerne à avaliação do Programa de
Formação, as quatro docentes consideram que este teve impacte quer nas
suas conceções quer nas suas práticas de índole experimental, destacando a
importância do contributo das sessões de acompanhamento em sala de aula,
com a Formadora, para a implementação efetiva do trabalho experimental nas
suas práticas.
A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o Programa de Formação
contribuiu para que as quatro professoras colaboradoras do estudo (re)
construíssem as suas conceções sobre trabalho experimental e para que o
privilegiassem efetivamente nas suas aulas.
O presente estudo visou contribuir para o desenvolvimento da formação de
professores em ensino experimental das ciências, no que respeita à
clarificação de conceções sobre o trabalho experimental e sua implementação
efetiva com os alunos, dando-lhes autonomia e apelando ao desenvolvimento
das suas capacidades de pensamento, relacionadas, por exemplo, com a
identificação e controlo de variáveis. The in-service education of science teachers is seen as an approach capable
of training professionals to help their students develop cognitive skills, such as
problem solving. From this perspective, science education ought to develop in
citizens a growing willingness to participate, a sense of responsibility and the
ability to make conscious decisions, thereby making scientific literacy a
paramount goal to be achieved by schools.
One of the strategies considered to enhance the development of such skills is
the experimental work carried out with the pupils during the science classes of
the 2nd cycle of basic education. In this context, an in-service education
programme for science teachers in experimental science education was
developed for the 2nd cycle of basic education, with the aim of evaluating its
impact on the conceptions and experimental practices of four teachers. To
complete such evaluation, the following questions were formulated: What is the
impact of the teacher education programme for education in experimentalbased
sciences on the: a) (re)construction of the 2nd cycle teacher's
conceptions of experimental work?; b) intentional promotion of experimentalbased
pedagogical practices by the 2nd cycle teachers?
To answer these questions, a research project of a qualitative nature was
developed to help understand the relationship between the in-service
programme of teachers and the conceptions and experimental practices
developed in the natural science class of the 2nd cycle of basic education. The
adopted methodology was to perform a case study with four teachers who
participated in the in-service programme and a wide range of techniques and
tools for data acquisition and treatment were utilized. A number of tools were
used to characterize the teachers’ conceptions of experimental work, such as
the semi-structured interview, the researcher’s diary, the transcriptions of the
teachers' classes, as well as the oral reflections on the sessions monitored by
the teacher-researcher. The latter were also used to characterize the teachers’
practices, as was the tool, developed for this study, for characterizing
pedagogical practices of an experimental nature. The teacher education
programme's evaluation survey and the teachers' portfolios were also used to
obtain their opinion on/about the teacher education programme.
The results seem to indicate that before the teacher education programme,
only teacher D had conceptions about the experimental work, which is in
accordance with the perspective stated in the literature. However, after the
teacher education programme, the four teachers showed more realistic
conceptions about the experimental work. In relation to the experimental
practices, before the teacher education programme, none of the teachers who
collaborated in the study was implementing this type of work with their pupils.
However, after the teacher education programme, the four teachers
incorporated the experimental work into their practices. In general terms, and
as far as the teacher education programme evaluation is concerned, all the
teachers acknowledge it had an impact both on the conceptions and the
experimental practices, attributing special importance to the contribution that
the monitored sessions in the classroom had for the implementation of the
experimental work in their practices.
The obtained results led to the conclusion that the teacher education
programme played an important role in (re)constructing the conceptions of
experimental work of the four teachers, and led them to implement those
conceptions in their classes.
The present study attempted to contribute to the development of the teacher
education programme in experimental science education in relation to clarifying
conceptions of experimental work and its implementation with the pupils. The
goal is to give pupils greater autonomy and promote their thinking skills, for
example, in relation to the identification and control of variables. Doutoramento em Didáctica e Formação