Autor(es):
Pardal, Adriana de Freitas
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1142
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Criação artística; Museus; Política cultural; Política educativa; Política social
Descrição
A temática da comunicação nos museus tem vindo a assumir uma maior importância
fruto de variados factores, entre os quais se destacam o social ou, ainda, a
dessacralização da arte.
Esta dissertação tem por objecto de estudo a análise das interdependências das relações
entre museus, arte e públicos, inserindo-se na temática da comunicação e dos circuitos
museológicos.
Aborda-se, por um lado, a questão da comunicação nos museus, tendo como
contextualização o percurso de ambos, sobretudo, a partir do nascimento dos museus até
à actualidade.
Procura-se, por outro lado, traçar a trajectória da “democratização” da arte e detectar as
diferenças da função comunicativa dos museus, de modo a caracterizar as suas
transições (ideológicas, culturais, simbólicas, etc) e repercussões sobre a criação e a
recepção artística.
Analisa-se ainda uma situação real junto de interlocutores pertencentes à “comunidade
museal”, de forma a confrontar a teoria com a prática.
ABSTRACT: Communication in the museums have assumed a wider importance due to multiple
factors such as the social or, even, desacralization of art.
The object of study in this thesis is the analysis of the interdependent relationship
between museums, arts and public, that inserts itself in the theme of communication and
the museum circuit.
On the one hand, it approach the communication in the museums, having as
contextualization the passage of both, over all, from the birth of the museums until the
acutuality.
Searching, on the other hand, to trace the trajectory of the “democratization” of the art
and to detect the differences of the communication functions of the museums, in order to
characterize its transitions (ideological, cultural, symbolic, etc) and repercussions that it
had had on the creation and the artistic reception.
It analyses also one real situation next to pertaining interlocutors to the “museum
community” in order to confront theory with practical. Mestrado em Criação Artística Contemporânea