Autor(es):
Lopes, Diogo José Sousa
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/11406
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Engenharia do ambiente; Veículos motorizados; Gases de exaustão; Poluentes atmosféricos
Descrição
A qualidade do ar é uma componente determinante não só para a
saúde e bem-estar das populações, como para o ambiente globalmente. Entre
as diferentes fontes de poluentes para a atmosfera, o tráfego rodoviário
assume particular destaque, principalmente em áreas urbanas. Para
caracterizar as emissões de tráfego ou contributo dos diferentes tipos de
veículos para a poluição do ar, é necessária informação detalhada das
emissões, que tem por base fatores de emissão.
A presente dissertação consiste na caracterização e quantificação de
gases e partículas emitidas pelos motores de veículos ligeiros mais comuns
em circulação em Portugal (em termos de cilindrada e idade) a partir de
ensaios com dinamómetro.
Uma análise preliminar dos resultados permitiu observar que as
emissões dos veículos são influenciadas pelo condutor que executa os ensaios
e pelas velocidades e acelerações impostas nos ciclos de condução. As
concentrações mais elevadas, para as motorizações a gasolina e diesel, são
registadas na generalidade para velocidades maiores e nas fases em que
ocorre uma aceleração da viatura.
Os fatores de emissão dos gases de exaustão são, em geral, mais
elevados para as motorizações a diesel. Verifica-se também que os efeitos das
condições de condução de arranque a frio nas emissões dos gases de
exaustão são em geral bastante significativos.
Nos veículos a gasolina foi possível observar uma tendência da
diminuição dos fatores de emissão para normas de emissão europeias mais
recentes, com a exceção do material particulado. No entanto, estes resultados
devem ser vistos com alguma precaução atendendo ao facto de grande parte
dos resultados para esta categoria de veículos ter sido obtida para apenas um
ensaio. No caso das motorizações a diesel, com a exceção do NOX, HC e CH4,
observa-se também uma tendência de diminuição dos FE para normas Euro
mais recentes.
Por fim, observa-se que, no geral, os veículos mais frequentes da frota
automóvel Portuguesa, em termos de cilindrada e idade, cumprem com os
valores limite de emissão das normas Euro e apresentam fatores de emissão
mais baixos quando comparados com a média europeia. Air quality is a determinant factor, not only for human health and well
being, but also for the environment, generally. Amongst the various known
sources of atmospheric pollution, road traffic assumes a position of particular
emphasis, especially in urban areas. In order to characterize road traffic
emissions for the atmosphere, or to weight the contribute of different kinds of
vehicles for atmospheric pollution, it is necessary to have very detailed
information on the emissions, which is based in emission factors.
The present thesis consists on the characterization and quantification
of gas and particulate matter’s emissions by the engines of some of the most
common cars in circulation in the Portuguese roads (in terms of engine
capacity and age), based on experimental measurements with a dynamometer.
A preliminary analysis of the results suggested that vehicles’ emissions
are influenced by the driver who performs the essay and by the speed and
accelerations imposed in the performed driving cycles. Most elevated
concentrations were generally found, both for gasoline and diesel engines, on
higher velocities’ regimes and on the moments of greater acceleration of the
vehicle.
The emission factors for the exhaust gases are, in general, higher for
diesel vehicles. It is also possible to perceive that the effect of the conditions of
the driving performance, in terms of “cold” start of the car’s march, on the
emissions of exhaust gases are in general quite significant.
In gasoline vehicles a tendency has been detected to the decrease of
the emission factors in more recent European emission standards, with the
exception of the particulate matter. Although, these results must be seen with
some precaution, attending the fact that a large amount of results obtained to
this category of vehicles has been obtained from a single essay. In the case of
diesel engines, and with the exception of NOX, HC e CH4, a tendency also has
been detected to the decrease of the emission factors in the most recent
European emission standards.
Finally, it is possible to observe that, generally, the most frequently
seen vehicles of the Portuguese car fleet, in terms of engine capacity and age,
fulfill their obligations in terms of limit values for emissions, according to the
European standards. Also, their emission factors appear to be lower than the
European average value. Mestrado em Engenharia do Ambiente