Author(s):
Rufo, Emanuel Conde
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1137
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Indústria automóvel; Indústria automóvel; Automóveis; Automóveis
Description
O presente estudo, aborda o tema da história do design automóvel em
Portugal. No entanto será difícil compreender este conceito sem conhecer as
variáveis que estão por detrás desta prática, a sua evolução mundial, desde o
seu aparecimento até aos nossos dias. Propõe-se um percurso baseado nas
diferentes evoluções do design automóvel, desde a sua invenção até à
actualidade, evidenciando as diferentes abordagens formais dependentes da
cultura em causa, e do tempo em que foram desenvolvidas.
Conhecidos os pressupostos do design automóvel a nível geral, é feita uma
abordagem em termos de evolução estético-formal. Seguidamente, o estudo
centra-se no design automóvel em Portugal, onde se destacam algumas
tentativas feitas ao longo do século para que o automóvel português se
tornasse uma realidade.
Deve referir-se que, retirando o exemplo do Sado 550 e do UMM, que
atingiram relativo sucesso na década de 70, foi na indústria de construção de
autocarros que se conseguiu evoluir e criar produtos inovadores capazes de
concorrer ao melhor nível com outros produtos estrangeiros.
Desde os anos 30 que surgiram diversas empresas ligadas à construção de
carroçarias para autocarros. Se algumas não conseguiram evitar o
encerramento, outras foram evoluindo, tornando-se em empresas com grande
qualidade e capacidade para inovar esteticamente.
Por fim, no estudo de caso da Salvador Caetano, depois de feita a evolução
histórica da marca, revela-se um processo produtivo exemplificativo. Segue-se
a descrição da prática do design na empresa, fazendo uma caracterização
formal dos autocarros desde os anos 50 até aos nossos dias.
Para a elaboração deste trabalho, recorreu-se a alguma bibliografia existente,
e ao testemunho de algumas pessoas com grande conhecimento em algumas
matérias abordadas.
Contudo, o trabalho reflecte uma tentativa pessoal de caracterização de
episódios estéticos que foram acontecendo ao longo do tempo.
ABSTRACT: The present study concentrates on the subject of the history of car design in
Portugal. However, it is difficult to understand this concept without knowing the
variables that are behind of this practical, its world-wide evolution, since its
appearance until our days. The different evolutions of car design are
considered since its invention until the actuality, evidencing the different formal
tendencies depending on the culture in cause, and the time where they had
been developed.
Taking formal concepts of car design, an overview of aesthetics is made. Then,
the study focuses on car design in Portugal, namely on the attempts in the last
century made for the Portuguese automobile to became a reality.
However, apart from the example of Sado 550 and the UMM, that had reached
relative success in the decade of 1970s; it was in the industry and construction
of buses that created innovative products capable to concur at the best level
with foreign products. Since 1930s, many companies involved in the
construction of bodywork bus have appeared. If some soon closed, others
evoluted become companies with great quality and capacity to innovate in
aesthetics.
Finally, the case-study of Salvador Caetano, after describing the historical
evolution of the mark, the process demonstrates a productive process. The
characterization of the design practice in the company is made following a
formal characterization of the bus industry since the 1950s until our days. For
the elaboration of this work, some existing bibliography was used, as also as
interviews with people having great knowledge in the field. However, the work
shows a personal attempt of characterization of aesthetic episodes that had
been happening throughout the time. Mestrado em Design, Materias e Gestão do Produto