Autor(es):
Pereira, Pedro Miguel dos Santos Beça
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/11366
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Comunicações digitais; Turismo; Sistemas multimédia; Museus - Guias
Descrição
O trabalho de investigação aqui apresentado carateriza e propõe possíveis
soluções para algumas das condicionantes associadas à utilização de
sistemas de m-Tourism em visitas a museus, relacionadas com mecanismos
de disponibilização de conteúdos multimédia e com o acesso e partilha de
informação entre visitantes.
O estudo empírico parte da realização de entrevistas a profissionais da área do
turismo e museus e da aplicação de um questionário a visitantes de museus,
para melhor compreender as relações entre as instituições de turismo e os
turistas com a internet, Web 2.0 e dispositivos móveis e para caraterizar o
cenário atual de utilização destas tecnologias pelos visitantes de museus, bem
como de serviços de m-Tourism.
A utilização destes instrumentos contribuiu também para o desenvolvimento de
um protótipo que concretizasse o conceito de m-Tourism 2.0, o qual
estabelece como um dos seus pilares a necessidade de soluções que
permitam aos turistas comunicar o que estão a sentir e vivenciar, em qualquer
momento da experiência turística, e partilhar essas informações com alguém.
Os resultados revelam que um número reduzido de visitantes está envolvido
em atividades de partilha de conteúdos e alguma vez utilizou sistemas móveis
de apoio a visitas a museus, embora a utilização destes sistemas seja
reconhecida como sendo uma mais-valia nesse tipo de visita. Verifica-se,
ainda, que há alguma predisposição para os visitantes partilharem comentários
e exprimirem as suas preferências, bem como para aceder às informações
partilhadas por outros visitantes, em sistemas de m-Tourism. A investigação
realizada permite ainda concluir que o protótipo desenvolvido potencia uma
melhoria da experiência turística, revelando-se um sistema adequado para a
disponibilização de conteúdos multimédia complementares à informação já
existente no museu e para a criação de novas dinâmicas de acesso à
informação e de comunicação entre os visitantes. The research presented here aims to characterize and propose possible
solutions to some of the limitations associated with the use of m-Tourism
systems in museum visits, related with multimedia content delivery
mechanisms and with information access and share among visitors.
The empirical part begins with interviews to tourism and museum professionals,
followed by a questionnaire to museum visitors, to better understand the
relationships between the institutions of tourism and tourists, on the one hand,
and the internet, Web 2.0 and mobile devices, on the other hand, and to
characterize the current scenario regarding the use of these technologies by
museum visitors, as well of m-Tourism services.
The use of these instruments also contributed to the development of a
prototype that materializes the m-Tourism 2.0 concept, which is based on the
need for solutions that enable tourists to communicate what they are feeling
and experiencing, at any given moment during the tourism experience, and to
share that information with someone.
The results show that a small number of visitors are involved in content sharing
activities and have, at some point, used mobile systems to support museum
visits, although the use of these systems is recognized as an added value in
this type of visit. It also seems that there is some predisposition for visitors to
share comments and express their preferences in m-Tourism systems, as well
as to access information shared by others. The research also allows to
conclude that the prototype leads to an improvement of the tourism experience,
revealing to be a suitable system for the delivery of multimedia contents that
complement the existing information in the museum and for the creation of new
dynamics of access to information and communication between visitors. Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais