Author(s):
Lima, Francisco Miguel Seixas Riobom de Cardoso
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/11291
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Arte; Artistas; Criação artística
Description
Este doutoramento em Estudos de Arte centra-se no artista plástico, em
Portugal, hoje. De acordo com o seu carácter projectual, estrutura-se em dois
vectores distintos, ainda que relacionados entre si e devedores um do outro:
-Um corpo prático, assente na prática artística de atelier e dando continuidade
ao percurso artístico autoral próprio (conducente à série de imagens
fotográficas “Prática Artística Enquanto Ferramenta de Higiene Pessoal”);
-Um eixo reflexivo, construído a partir da análise qualitativa do conteúdo de
um conjunto de entrevistas presenciais realizadas a artistas plásticos
portugueses (conducente ao manifesto artístico “O Artista pelo Artista”).
Neste sentido, este estudo vai ao encontro de vinte e seis artistas plásticos
contemporâneos portugueses reunidos numa amostra seleccionada pelo
crítico de arte Miguel von Hafe Pérez. A saber: Alberto Carneiro, André
Cepeda, André Gonçalves, Ângela Ferreira, António Olaio, Carla Cruz, Carla
Filipe, Cristina Mateus, Daniel Blaufuks, Eduardo Batarda, Fernando José
Pereira, Francisco Queirós, Gerardo Burmester, Joana Vasconcelos, João
Pedro Vale, João Tabarra, José de Guimarães, Mafalda Santos, Marta de
Menezes, Miguel Leal, Miguel Palma, Paulo Mendes, Pedro Calapez, Pedro
Proença, Rui Chafes e Zulmiro de Carvalho.
O documento que reúne o conjunto das entrevistas realizadas, anexo a esta
investigação, distancia-se do discurso utilizado nas retóricas das narrativas
históricas, teóricas ou críticas. Aqui, procuram-se as palavras dos criadores,
sem mais.
Decorrente do percurso metodológico que orientou a análise qualitativa do
conteúdo, este estudo propõe o manifesto artístico "O Artista pelo Artista"
enquanto resultado do exercício de investigação.
Ainda, este trabalho apresenta a série de imagens fotográficas “Prática
Artística Enquanto Ferramenta de Higiene Pessoal” como projecto-tese
centrado no movimento que guiou todo o processo investigativo: da reflexão
sobre o outro (e sobre as suas palavras) para a reflexão sobre o próprio (e
sobre a sua intimidade).
Através das vinte e seis entrevistas, do manifesto “O Artista pelo Artista” e da
série de imagens “Prática Artística Enquanto Ferramenta de Higiene Pessoal”,
esta investigação devolve a palavra aos próprios artistas, a todos os outros
operadores da esfera artística e ao público interessado em conhecer o criador
apresentado por si próprio, sem mediadores, num acto sincero, franco e
generoso. This PhD in Visual Arts focuses on the artist in Portugal, today. It is divided into
two sections , though interrelated and debtors of each other:
-A practical-section is based on the author's own journey in pursuing his artistic
path;
-A theoretical-section supported by the qualitative analysis of a set of twentysix
interviews made to Portuguese artists selected by the art critic Miguel von
Hafe Pérez. Namely: Alberto Carneiro, André Cepeda, André Gonçalves,
Ângela Ferreira, António Olaio, Carla Cruz, Carla Filipe, Cristina Mateus,
Daniel Blaufuks, Eduardo Batarda, Fernando José Pereira, Francisco Queirós,
Gerardo Burmester, Joana Vasconcelos, João Pedro Vale, João Tabarra, José
de Guimarães, Mafalda Santos, Marta de Menezes, Miguel Leal, Miguel
Palma, Paulo Mendes, Pedro Calapez, Pedro Proença, Rui Chafes e Zulmiro
de Carvalho.
The contents of the document that brings together all the interviews (annex of
this thesis) distances itself from the speeches used by academics in art history,
art theory or art criticism. In this annex it is given access to the artists words as
they emerged, or in some cases, moved by clarification, the principal
researcher had to produce an interpretation of those words. This interpretation,
as well as the text transcribed of the interviews, was diligently submitted for
validation to the artists themselves for preventing unvoluntary
misinterpretations or misuses of their own words.
Arising from the methodological approach that guided the qualitative content
analysis, this study proposes the art manifesto "The Artist by the Artist" as a
result of the argument achieved in this research.
Moreover, this study presents the photographic images series "Artistic Practice
as Personal Hygiene Tool" as a project-thesis focused on the process: from the
reflection on others (and their words) to the reflection on the self (and his
intimacy).
The twenty-six interviews, the manifesto "The Artist by the Artist" and the
series of images "Artistic Practice as Personal Hygiene Tool" are the results of
this study, which reciprocates the word of the artists to the artists themselves,
to all other players in the art world and to the public interested to know
the artist presented by him/herself, as a sincere, straightforward and generous
act. Doutoramento em Estudos de Arte