Autor(es):
Libório, Ofélia Ascenção Oliveira Dias
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1120
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Supervisão de professores; Professores estagiários; Educadores de infância; Avaliação de professores; Prática pedagógica
Descrição
Contributos de diferentes áreas disciplinares têm vindo a questionar as imagens
que construímos histórica e socialmente de criança e infância, não sendo a
educação de infância alheia a essa construção. A imagem da criança
competente, reafirmada e fortalecida na sua dimensão social, desafia as
pedagogias da infância a constituírem-se com a participação das próprias
crianças. Este desafio questiona o conhecimento, as crenças dos profissionais,
o modo de se pensarem enquanto educadores de infância e, sobretudo, exige
uma atitude investigativa que sustente uma prática inclusiva de crianças e
infâncias diferentes.
Este trabalho partiu da possibilidade do educador-investigador-com crianças
para o desenvolvimento de uma experiência na formação inicial de educadores
de infância. Assumindo um referencial possível para o desenvolvimento de
pedagogias participadas pelas crianças, inspirado em diferentes abordagens de
investigação com crianças, foi lançado aos alunos no estágio pedagógico
supervisionado e aos seus educadores cooperantes um desafio de
investigação-acção-formação.
Tendo como referência em investigação o “paradigma do pensamento do
professor” constituiu-se um corpus de análise de abordagem qualitativa a partir
de um inquérito para identificação de concepções prévias dos alunos, da
documentação do processo de investigação-acção-formação presente nos
portefólios dos alunos e da avaliação do projecto pelos participantes (alunos e
educadoras cooperantes) com base numa entrevista. A partir do processo
analítico e da sua interpretação discutem-se potencialidades e limitações
quanto à possibilidade do educador-investigador-com-crianças.
ABSTRACT: Contributions from different disciplinary areas have been questioning the child
and childhood images, historically and socially built. Childhood education is not
alien to this construction. The image of a competent child, reinforced and
strengthened in its social dimension, implies the childhood pedagogies to
assume the participation of the children. This involves questioning the
professionalsʼ knowledge and beliefs, the way they think themselves as
childhood educators and, more important, it demands a research attitude that
sustains an inclusive practice of children and childhood diversities.
This work started with an idea - the possibility of the educator-researcher-with
children - and evolved to an experiment in the initial training of childhood
educators. Assuming participatory pedagogies with children as a referential and
having different research approaches with children as inspiration, the students
in their supervised pedagogic practice, and their supervisors, were confronted
with the challenge of developing a research-action-training.
Taking into consideration “teacher´s thought paradigm”, a corpus of qualitative
analysis was built through data obtained in an enquiry for the identification of
the studentsʼ pre-conceptions, in the documentation of the research-actiontraining
process available in the studentsʼ portfolio and in the results of the
project evaluation made by participants (students and supervisors) based on an
interview. The data analysis and interpretation leads to the discussion of
potentialities and limitations concerning the possibility of the educatorresearcher-
with-children. Doutoramento em Ciências da Educação