Autor(es):
Bexiga, Fernando Luís Monteiro
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1113
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ciências da educação; Administração escolar; Liderança; Estudos de caso
Descrição
Desde há mais de um século que o estudo da gestão ocupa um lugar de relevo
no campo da investigação movimentando o mundo das organizações no
sentido do aumento da produtividade e da qualidade dos serviços prestados.
Se é certo que a economia influencia a educação, também esta influencia todo
o desenvolvimento económico, social e cultural. Com efeito, sobre a Escola
exercem-se crescentes pressões tentando promover o aumento da qualidade
do serviço educativo prestado, tornando-se cada vez mais importante reflectir
sobre a problemática da organização escolar e, por consequência, da sua
liderança, dada a importância que esta assume nos contextos educativos.
Embora plasmada na produção normativa, a liderança não tem sido objecto de
aprofundados estudos e reflexão.
Com a presente investigação, que denominamos Lideranças nas
Organizações Escolares – Estudos de caso sobre o desempenho dos
Presidentes dos Agrupamentos de Escolas, pretendemos perceber a opinião
dos docentes acerca do desempenho dos seus gestores e dos processos de
liderança postos em prática enquanto factores determinantes das
organizações escolares de sucesso.
Para tal começámos por analisar a administração e gestão das escolas em
Portugal e as suas transformações legislativas nas últimas décadas para, de
seguida, procedemos à revisão da literatura sobre as questões da liderança,
sem esquecer as suas ligações com a problemática da análise organizacional
e das teorias da administração. No sentido de dar maior consistência e
argumentação à reflexão sobre a temática da liderança em Portugal
debruçámo-nos ainda sobre a colegialidade docente e a sua importância no
desenvolvimento da gestão e da liderança nas escolas portuguesas.
Em termos metodológicos, optámos por estudos de caso no âmbito dos quais
aplicámos um inquérito por questionário aos docentes dos três Agrupamentos
de Escolas seleccionados, entrevistámos os Presidentes dos Conselhos
Executivos e elementos dos órgãos de gestão intermédia de cada uma destas
organizações escolares.
Os dados foram apresentados e discutidos tendo como referencial o quadro
teórico proposto, identificaram-se os modos de desempenho e de liderança
dos Presidentes dos Agrupamentos em análise, constituindo aspecto
fundamental a ter em conta nesta investigação a importância que a
colegialidade docente assume nos modos de gestão e de liderança das nossas
escolas.
ABSTRACT: For more than a century the study of Management has played an important role
in the research field within the world regarding the increase of productivity and
the quality of its services.
If it is certain that economics has influence on education it is also certain that
education has influence on economic, social and cultural development. Actually
School is under pressure in order to improve the quality of the educative
service and so it becomes more and more important to discuss the school
organization issue and therefore the school leadership, considered as the main
guidance that, although expressed in legal documents, has not been object of
deep studies yet.
With the present investigation, which we named as Leaderships in School
Organizations – Case Studies on the schools’ Presidents of Executive Councils
performance , we intended to understand the teachers’ opinion about their
managers and leadering processes, considering them determinant for the
success of school organizations.
We started by analysing the administration and management in Portuguese
schools and administrative changes during the last decades. Then, we
proceeded to the literature review about the leadership questions without
forgetting it´s relationships with the problematic of the organizational analysis
and the administration theories. In order to reinforce the reflection on the school
leadership in Portugal we considered the teaching collegiality and its
importance in the development of the leadership and management in the
Portuguese schools.
In methodologies’ terms we choose case studies by an inquiry applying
questionnaires to the teachers of the three selected Schools, we interviewed
their Presidents of Executive Councils and other elements from the
intermediate management structures of each one.
The data were presented, analysed and discussed according to the previous
theoretic concepts. We identified the principal’s ways of performance and
leadership of each group in analysis, being a fundamental aspect in this
investigation, the importance that teacher’s collegiality assumes in the ways of
school’s management and leadership. Doutoramento em Ciências da Educação