Autor(es):
Dias, Maria Isabel Pinto Simões
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1109
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Psicologia da educação; Alunos do superior; Educadores de infância; Competências fundamentais; Desenvolvimento de competências
Descrição
O Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais: um Estudo no
Ensino Superior, tem como objectivo principal a construção, implementação e
avaliação da eficácia de um programa de promoção de competências. Este
projecto de investigação identifica competências pessoais e profissionais em
Educação de Infância; retrata o processo de construção e validação do
Questionário de Competências Pessoais e Profissionais em Educação de
Infância (QCPPEI); identifica características de estudantes do Ensino Superior
e profissionais em Educação de Infância com base no QCPPEI; dá a conhecer
os procedimentos de concepção, aplicação a estudantes do ensino superior e
avaliação da eficácia do Programa de Promoção de Competências Pessoais e
Profissionais em Educação de Infância (PPCPPEI).
Recorrendo a uma metodologia qualitativa e quantitativa, foram realizados três
grandes estudos: Estudo 1: Identificação de competências em Educação de
Infância (N=8); Estudo 2: Construção/validação do QCPPEI e comparação
entre grupos (N=235) e Estudo 3: Construção, aplicação e avaliação da
eficácia do PPCPPEI (N=116). O modelo de investigação para a avaliação da
eficácia deste programa de intervenção é do tipo quasi-experimental,
envolvendo um grupo experimental e um grupo de controlo, os quais são
avaliados antes e depois da aplicação do programa através do QCPPEI e do
BDI-II (Inventário Depressivo de Beck). Considera a avaliação inicial, contínua,
final e retrospectiva. Utiliza o programa SPSS para a análise estatística.
Os resultados salientaram a validade e fidelidade do instrumento QCPPEI,
bem como a adequabilidade do programa PPCPPEI que contribui para o
desenvolvimento das competências que se propôs trabalhar:
auto/conhecimento/auto-conceito/auto estima; comunicação interpessoal;
gestão da agenda pessoal; trabalho em equipa; resolução de problemas;
observação/avaliação; planificação e reflexão. As diferenças estatisticamente
significativas entre sujeitos do grupo experimental e grupo de controlo,
sugerem a eficácia desta proposta de intervenção. O PPCPPEI optimiza o
desenvolvimento psicológico dos participantes, envolvendo-os de forma
intencional, sistemática e dinâmica. Contribui para o bem-estar pessoal e
profissional e conduz a uma reflexão aprofundada acerca da complexidade do
processo de formação em Educação. Incentiva uma intervenção deste cariz
como meio de promoção do desenvolvimento do estudante do ensino superior.
ABSTRACT: We are presenting a research project that focuses on the construction,
implementation and evaluation of how a programme may be efficient to
promote certain competences. In it, personal and professional competences
concerning Childhood Education are identified. We construct and validate the
Questionnaire about Personal and Professional Competences in Childhood
Education (QPPCCE). We identify characteristics of University students and
Childhood Education professionals. We conceive, apply and evaluate the
efficiency of the Programme towards the Promotion of Personal and
Professional Competences in Childhood Education (PPPCCE) with higher
education students.
This research takes into account qualitative and quantitative methodologies.
We have done three main studies: Study 1: Identification of competencies in
childhood education (N=8); Study 2: Construction and validation of a
questionnaire and comparison of the results among groups (N=235); Study 3:
Construction, application and evaluation of a programme (N=116). In order to
evaluate the efficiency of this intervention programme, the research models are
of a quasi-experimental type, involving a target group and a control group
evaluated before and after the PPPCCE through QPPCCE and BDI-II (Beck
Depression Inventory). We also take into account the initial, continuous, final
and retrospective evaluation. Its statistical procedures include descriptive and
inferential statistics.
After analysing the results we arrived at the conclusion that the PPPPCCE
contributes for the development of the competences aforementioned: selfknowledge/
self-concept/self-esteem; interpersonal communication;
management of a personal agenda; team work; problem solving;
observation/evaluation; planning and reflection. The significant statistical
differences between groups suggest the efficiency of this intervention. It also
contributes for the personal and professional well-being and leads to a
profound reflection about the complexity of the initial training process in
Education. It suggests that intervention programmes can be important to higher
student development. Doutoramento em Psicologia