Autor(es):
Jardim, Jacinto
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1107
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ciências da educação; Alunos do superior; Sucesso escolar; Desenvolvimento de competências; Competências fundamentais
Descrição
Esta investigação teve como objectivo principal construir, aplicar e avaliar um
programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista à
promoção do sucesso académico. Uma vez que na revisão da literatura
constatamos a inexistência de qualquer intervenção do género, conhecida no
meio científico, optámos por identificar essas competências, construir um
instrumento de avaliação que nos permitisse estudar o nível de
desenvolvimento das mesmas e desenhar um programa segundo um modelo
integrativo e eclético, adaptado à população portuguesa. Para isso,
percorremos três etapas, que se concretizam em três estudos sucessivos.
Iniciamos por realizar um estudo preliminar exploratório, de tipo qualitativo,
para identificarmos as competências de que os alunos necessitam para serem
bem sucedidos no processo de transição e de adaptação. As entrevistas semidirectivas
e o focus group realizados com professores e alunos permitiram-nos
reconhecer as competências transversais de âmbito pessoal, social e
profissional.
Num segundo estudo, e com base nos resultados recolhidos, foi por nós
construído o Questionário de Competências Intrapessoais, Interpessoais e
Profissionais (QCIIP), com o objectivo de avaliar as competências necessárias
para obter sucesso no ensino superior. Verificada a adequabilidade deste
instrumento (com o pré-teste e o método da reflexão falada), aplicámos o
QCIIP a uma amostra de estudantes, representativa das instituições do ensino
superior (N=2030). Do estudo psicométrico do instrumento e da análise
estatística dos dados recolhidos, pudemos inferir que o QCIIP revelou validade
e fidelidade significativas, sendo adequado para os objectivos delimitados.
Identificámos seis dimensões pertinentes e fundamentais para a intervenção
promotora do sucesso académico, que se consubstanciam nas seguintes
competências: cooperação, auto-realização, auto-estima, suporte social,
assertividade e empatia.
Num terceiro estudo, de tipo quasi-experimental, construímos, aplicámos e
avaliámos o Programa de Desenvolvimento de Competências Intrapessoais,
Interpessoais e Profissionais (PDCIIP), elaborado com base nas seis
dimensões anteriormente apontadas. Para isso, contámos com uma amostra
de estudantes do ensino superior, que se distribuíram por dois grupos
experimentais (N=72) e por dois grupos de controlo (N=68), perfazendo um
total de 140 estudantes de ambos os sexos. Como instrumento de avaliação
de pré-teste e de pós-teste, utilizámos o QCIIP, já na sua versão validada.
Com base num racional teórico integrativo e eclético, a intervenção em grupo
fundamentou-se nas abordagens humanista, cognitivista e cognitivocomportamental.
Ao longo de oito sessões presenciais, recorreu-se a uma
metodologia activa, fazendo uso de técnicas e de estratégias específicas, tais
como role-playing, dinâmicas de grupo, ensinos em grupo, auto-registos,
feedback construtivo e actividades que favorecem a transferência de
competências.
Tendo realizado rigorosas avaliações de baseline, de pós-teste e de follow-up,
pudemos confrontar os dados relativos aos seus antecedentes, aos processos
e aos resultados. As análises destas informações evidenciaram que os alunos
do grupo experimental, quando comparados com os do grupo de controlo,
apresentaram um maior desenvolvimento nas competências trabalhadas, o que
nos levou a concluir da eficácia desta proposta de intervenção. Além disso, na
avaliação global do programa, os alunos referiram ter ganhos significativos em
termos de sucesso académico, de desenvolvimento das aptidões pessoais,
sociais e profissionais, de saúde física e mental, de bem-estar subjectivo e de
capacidade para lidar com situações geradoras de stresse. Deste modo,
atestámos a pertinência de ser incentivado, no ensino superior, a intervenção
deste tipo de programas, como meio de promoção do sucesso académico.
ABSTRACT: The main goal of this research was to draw, to carry out, and to evaluate a
program of development of the life and social skills in order to promote the
academic success. Since our study of the existing literature had exposed a void
of interventions of such kind in the scientific world, we decided to identify those
skills, to elaborate a survey able to determine their development level, and to
draw a program according to an integrative and eclectic model, adequate to the
Portuguese studying population. Therefore, we took three steps, which
correspond to three consecutive studies.
We started by carrying out a preliminary qualitative exploratory study in order to
identify the skills needed by the students to succeed in their transition process
to higher education. The semi-directive interviews and the group focus acted
with teachers and students enabled us to prove the importance of the
transversal skills, being these life, social, or professional.
In the second study, based on the collected data, we created an Intrapersonal,
Interpersonal, and Professional Skills Questionnaire (IIPSQ), with the purpose
of evaluating the skills needed to be successful in higher studies. After verifying
the suitability of this tool, through the methods of pre-examination and oral
meditation, we applied the IIPSQ to a representative sample of the national
population, consisting of higher education students (N=2030). From the
psychometric study of the questionnaire and from the statistical analysis of the
collected data we were able to deduce that the IIPSQ has significant value and
fidelity, being thus appropriate to the previously set goals. Therefore, we
identified six relevant dimensions fundamental to promote the academic
success, which correspond to the following skills: cooperation, self-fulfillment,
self-esteem, social support, assertiveness, and empathy.
In the third study, almost experimental, we drew, set up, and evaluated the
Intrapersonal, Interpersonal, and Professional Skills Development Program
(IIPSDP), based on the above-mentioned dimensions. To do that, we used a
sample of 140 higher education students of both sexes, divided into two
experimental groups (N=72) and two control groups (N=68). We tried the
IIPSQ, in its approved version, as pre-examination and post-examination. The
group intervention, in view of an integrative and eclectic rational theorizing, was
based upon the humanist, cognitive, and cognitive-behavioural approaches.
Throughout eight sessions of compulsory attendance, we made use of an
active methodology with its specific techniques and strategies, such as role-playing, group dynamics, workshops, diaries, positive feed-back, and
other techniques favouring induction.
After accomplishing strict baseline, pre-examination, and post-examination
evaluations, we were able to put side by side the data from its preliminaries,
processes, and results. The analysis of this info revealed that the students from
the experimental groups, when compared with those from the control groups,
had shown a greater development in the wrought skills, fact that led us to
conclude about the effectiveness of this proposed intervention. In addition, we
verified significant improvements in the academic success, in the development
of life, social, and professional abilities, in the physical and mental health, in the
personal well-being, and in the ability to deal with stressful situations. In
conclusion, we proved the pertinence in the implementation of programs of such
kind in higher education, so as to promote the academic success. Doutoramento em Ciências da Educação