Author(s):
Campos, Isabel Maria Neves Ribeiro
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10975
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Tecnologias da informação e comunicação; Sistemas de informação; Modernização administrativa; Ensino básico; Ensino secundário; Administração pública
Description
Este estudo debruçou-se sobre a temática das Tecnologias da Informação e
Comunicação e seu alinhamento com a Modernização Administrativa das escolas do
ensino não superior.
Considerando as Tecnologias da Informação e Comunicação como uma referência da
Modernização Administrativa, preconizada para a Administração Pública em geral e
para as escolas do ensino não superior em particular, na adaptação dos Sistemas de
Informação e o seu uso na implementação do Plano Oficial de Contabilidade para a
Educação, o estudo procedeu, inicialmente, à análise bibliográfica destes aspetos.
Pretendendo analisar se nas escolas não superiores as Tecnologias da Informação e
Comunicação têm procurado manter o seu alinhamento com os processos inerentes à
Modernização Administrativa aplicou-se uma metodologia de análise baseada num
questionário e efetuou-se o tratamento dos dados, com o objetivo de através dos
resultados responder ao problema e às questões da investigação.
Os resultados que obtivemos permitiram concluir que ao nível das escolas não
superiores da DREC, as Tecnologias da Informação e Comunicação têm conseguido, ao
seu ritmo, alinhar-se com os processos inerentes à Modernização Administrativa e que
as dificuldades que poderão ocorrer em algumas situações indiciam um esforço notório
nesse caminho, por reconhecerem as potencialidades das Tecnologias da Informação e
Comunicação no processo de modernização. This study focused on the theme of Information Technology and Communication and
its alignment with the Administrative Modernization of not-higher education schools.
Considering the Information and Communication Technologies as a reference for
Administrative Modernization, advocated for the Public Administration in general and
for not-higher education schools in particular, the adaptation of information systems
and their use in implementing the Official Accounting Plan for Education, the study
was initially preceded by the bibliographic analysis of these aspects.
Wishing to examine whether in not–higher education schools the Information and
Communication Technologies have sought to maintain its alignment with the processes
inherent to the Administrative Modernization, an analysis methodology based on a
questionnaire was applied followed by data processing, with the goal of using the
results to answer the problem and the issues under research.
Our results showed that concerning DREC’s not-higher, Information and
Communication Technologies have achieved, at their pace, to align with the processes
inherent to Administrative Modernization and that the difficulties that may occur in
some situations indicate a remarkable effort towards that alignment, by recognizing the
potentialities of Information and Communication Technologies in the process of
modernization. Mestrado em Contabilidade e Administração Publica
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Santos, Carlos Alberto Lourenço dos; Ferreira, Augusta da Conceição Santos