Autor(es):
Cristovão, Filipa Catarina Caetano
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10967
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Psicologia individual; Stresse (Psicologia); Alunos do superior; Saúde mental; Depressão mental; Ensino superior
Descrição
Os estudantes do ensino superior encontram-se vulneráveis a
fatores de stress, devido à fase de desenvolvimento psicossocial
e desafios inerentes à vivência universitária. Esta experiência poderá
ser vivida como crise e/ou fator de desenvolvimento.
O presente estudo pretende caracterizar a saúde mental global,
sofrimento emocional, stress e depressão nos alunos do ensino superior.
Foi realizado um estudo transversal com uma amostra de 220 alunos do ensino superior com e sem acompanhamento psicológico. Como instrumentos de avaliação foram utilizados: Questionário de Caracterização Sócio demográfica; Inventário do Stress em Estudantes Universitários (ISEU); Inventário de Saúde Mental (MHI-5); Termómetros Emocionais (ET-5); e o Questionário de Saúde do Paciente (PHQ-9).
Os resultados revelam níveis elevados de depressão, stress e sofrimento
emocional no ensino superior, com os alunos em acompanhamento
psicológico a revelarem dificuldades mais acentuadas.
As variáveis saúde mental, depressão, stress e sofrimento emocional estão significativamente correlacionadas.
O presente estudo permitiu concluir que uma menor perceção de distress, menos sintomatologia depressiva e de stress, assim como uma menor perceção de necessidade de ajuda, traduzidos numa menor necessidade manifesta de acompanhamento psicológico, constituem-se como os
principais promotores da saúde mental. Estes resultados têm implicações
nas medidas de promoção da saúde mental no ensino superior. Higher education students are vulnerable to stress factors due their psychosocial development stage and, particularly, university life challenges.
These situations might be perceived by the students as a crisis
and/ or development opportunity.
This study aims to characterize the global mental health of higher education
students, in terms of emotional distress, stress and depression.
Accordingly, a cross-sectional study was conducted with samples of 220
university students receiving and not receiving professional psychological support. The instruments used were: Sociodemographic Form; University Student Stress Inventory (ISEU), Mental Health Inventory (MHI-5), Emotional Thermometers (ET-5), Patient Health Questionnaire (PHQ-9).
The results reveal significant high levels of distress, depression
and stress in higher education students, specially in students in
psychological counselling. All the variables involved are significantly
correlated.
This study concludes that, less distress, less symptoms of depression and stress, and a lower need of help perception, all of them representing less need of professional psychological support, constitute the fundamental promoters of mental health.
These findings have implications in the prevention policies for the
promotion of mental health in higher education institutions. Mestrado Psicologia Cliníca
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Pereira, Anabela Sousa; Teixeira, João Ricardo Fernandes