Detalhes do Documento

O desenvolvimento do raciocínio proporcional num ambiente dinâmico de geometria...

Autor(es): Pinheiro, J. cv logo 1 ; Cabrita, I. cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10949

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Ambientes Dinâmicos de Geometria Dinâmica; Raciocínio proporcional; Proporcionalidade direta; PFCM-m@c2; Dynamic Environments of Dynamic Geometry; Proportional reasoning; Direct proportionality; Entornos dinámicos de geometría dinámica; Razonamiento proporcional; Proporcionalidad directa


Descrição
A frequência do m@c2 – Programa de Formação Continua em Matemática com professores do 2º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro – inspirou e motivou uma professora, em parceria com o ex-formador, a conceber e implementar uma experiência de aprendizagem que pudesse contribuir para um mais sólido desenvolvimento d o raciocínio proporcional e da representação gráfica das situações em causa, envolvendo o conceito de função linear. Para a sua avaliação, desenvolveu-se um estudo de caso que envolveu uma turma do 6º ano de escolaridade. A análise qualitativa dos dados recolhidos permitiu concluir que a exploração de um ambiente dinâmico de geometria dinâmica – GeoGebra – pode criar condições para o desenvolvimento de tal compreensão. The frequency of the m@c2 - In training Program in Mathematics with teachers in the of Elementary School of the University of Aveiro - inspired and motivated a female teacher, in partnership with former trainer, to design and implement a learning experience that could contribute to a stronger development of proportional reasoning and graphical representation of the situations in question, involving the concept of linear function. For its assessment, a study case was developed involving a group of 6th grade. Qualitative analysis of the data collected showed that the exploitation of a dynamic geometry dynamic - GeoGebra - can create conditions for the development of such understanding. La frecuencia de la m@c2 - Programa de Formación Continua en Matemáticas con los maestros de tercer ciclo de Educación Primaria de la Universidad de Aveiro - inspiró y motivó una maestra, en colaboración con su ex formador, a diseñar y implementar una experiencia de aprendizaje que podría contribuir a un mayor desarrollo del razonamiento proporcional y de la representación gráfica de las situaciones en cuestión, lo que implica el concepto de función lineal. Para su evaluación, se desarrolló un estudio de caso que involucra a un grupo de sexto. El análisis cualitativo de los datos recogidos ha mostrado que la explotación de un ambiente dinámico de geometría dinámica - GeoGebra - puede crear las condiciones para el desarrollo de esa comprensión.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia