Autor(es):
Cardoso, Cláudia Dias
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1093
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ciências da educação; Educação das crianças; Desenvolvimento das crianças; Relações escola-família
Descrição
Embora seja consensual a ideia de que a relação escola-família é essencial
para a formação dos alunos, na prática, nem sempre existe, o que é ainda
mais visível nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Com efeito,
estas actividades são desconhecidas para a maioria dos familiares e a relação
entre estes e os docentes das AEC muito ténue ou inexistente.
Com este projecto pretendia-se melhorar a qualidade e a intensidade da
relação escola-família no âmbito das AEC, procurando envolver as famílias de
um grupo de alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo B na vida e cultura escolar.
Assim, recorreu-se à Investigação-Acção Participativa pois este método, para
além de envolver todos os participantes no processo, impõe uma reflexão e
intervenção continuada, fomentando a existência de mudanças no processo
sempre que é pertinente.
As técnicas utilizadas foram sobretudo de natureza qualitativa - observações,
entrevistas semi-estruturadas e conversas informais, tendo-se também
recorrido à aplicação de um inquérito por questionário.
Graças a este projecto podemos afirmar que as crianças sentem necessidade
da presença dos familiares e, quando tal acontece, sentem-se mais seguras,
apoiadas e empenham-se mais.
Este trabalho permitiu que a relação escola-família nas AEC fosse estimulada,
desenvolvendo-se uma relação mais cooperante e cúmplice entre estes
docentes e as famílias.
ABSTRACT: Despite being consensual the idea that the school-family relation is crucial to
the students’ education, in practical terms this does not always exist, which is
even more visible in the Extra Curricular Activities (ECA). These activities are
unknown to the majority of the students’ family members and their relationship
with ECA teachers is very faint or even inexistent.
With this project it was intended to improve the quality and intensity of the
school-family relation within ECA scope, trying to get the families of a group of
students at Primary School B involved in the school life and culture. In order to
do it the participative Investigation-Action method was used because it not only
involves all the participants in the process but also imposes afterthought and
continuing intervention, developing changes in the process whenever it is
relevant.
The techniques used were mainly of qualitative nature – observation, semi
structured interviews, informal conversations and also using an inquiry by
questionnaire.
Thanks to this project we can state that children feel needed towards their
relatives’ presence and, when it happens, they feel safer, supported and more
committed. It also allowed the ECA school-family relationship to be stimulated,
developing a more cooperating and accomplice relationship between these
teachers and families. Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária