Author(s):
Antunes, Maria João Ferreira
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1087
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Acção social; Orientação psicológica; Relações familiares; Relações pais-filhos; Crianças deficientes
Description
Este trabalho consiste no relatório final do projecto que desenvolvemos
partindo de um problema, já estudado no campo teórico, e por nós vivenciado
enquanto docentes de Educação Especial: as necessidades das famílias de
crianças com deficiência.
Sustentado na revisão bibliográfica, o primeiro capítulo mostrará como, face às
necessidades específicas sentidas por estas famílias, se verifica a tendência
para que se isolem da vida comunitária. Por outro lado, muitas destas famílias
sentem-se incapazes de ser compreendidas por pessoas que não estejam a
viver uma realidade idêntica à sua. Por estes motivos, o objectivo mais lato
deste projecto consistiu em criar laços sociais entre estas famílias.
Partindo da realidade do concelho de Condeixa-a-Nova, onde trabalhamos, o
projecto envolveu dez famílias de crianças com deficiência. Utilizando a
investigação-participativa como metodologia e a entrevista e o focus group
como técnicas de investigação, procurámos que estas famílias fossem
capazes de reflectir sobre as suas próprias vidas, levando-as a expressar
necessidades, a reconhecer forças e a procurar soluções para as
necessidades identificadas numa perspectiva de empowerment. De todo este
processo será dado conta no trabalho que aqui se apresenta.
ABSTRACT: This work constitutes the final report of the project we developed based on a
problem previously studied in the theoretical field and one which we experience
as Special Education teachers: the needs of families with children with
disabilities.
Sustained on literature review, the first chapter will show how these families,
given their specific needs, tend to isolate themselves from life within the
community. Moreover, many of these families feel unable to be understood by
people who are not experiencing a situation such as their own. Thus, the broad
goal of the project was to create social ties amongst these families.
Our project involved ten families with children with disabilities from the
Condeixa-a-Nova area where we work. Using participatory research
methodology, and interview and focus group research techniques, we sought to
enable these families to reflect on their own lives, leading them to express their
needs, recognize strengths and find solutions for the identified needs in an
empowerment perspective. This whole process will be accounted in the work
presented here. Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária