Document details

Utilização de ferramentas de workflow na gestão de acções de ensino à distância

Author(s): Neves, Luís Filipe de Almeida cv logo 1

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10762

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Gestão da informação; Tecnologias da informação; Ensino à distância; E-learning; Gestão organizacional


Description
O ensino a distância e especificamente o e-learning está, cada vez mais, a ser encarado como uma solução estratégica para as organizações. Mais do que uma solução para problemas pontuais, o e-learning é hoje uma das bases elementares para gerir o conhecimento das organizações e as competências dos seus colaboradores/alunos, devendo estar por isso associado a uma estratégia de gestão que vise a melhoria da eficácia e qualidade. Com a afirmação clara do distanciamento físico entre professor e aluno, formador e formando, o contexto de aprendizagem muda, mudando ao mesmo tempo os problemas e características de gestão associadas. O workflow permite a automatização de um conjunto alargado de tarefas que auxiliam o desempenho sustentado dos intervenientes no processo de ensino. Perceber a possibilidade da utilização de ferramentas que permitam a utilização de workflow em contextos de ensino a distância e a forma como as plataformas de e-learning existentes se relacionam com essas ferramentas de forma a optimizar as acções de ensino a distância constitui o objectivo que guia esta dissertação. Distance learning and particularly e-learning is increasingly being regarded as a strategic answer to organisations. Nowadays e-learning is more that a response to isolated questions: it has become one of the fundamental basis for running both the knowledge of organisations and their students/collaborators skills, therefore it should be combined with a management strategy that aims at the improvement in efficacy and quality. The strengthening of the physical separation between the teacher and the student, the trainer and the trainee, leads to a learning context change and at the same time to an adjustment of the problems and management features. The workflow permits the automation of a broad set of tasks that assist those who take part in the learning process. To understand the possibility of the utilisation of tools which allow the use of workflow in distance learning contexts and how the existing e-learning systems relate themselves with such tools in order to optimise distance learning actions is the aim of the present dissertation. Mestrado em Gestão da Informação
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ramos, Fernando; Moreira, António
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU