Author(s):
Pinheiro, Germana Manuela da Silva
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10592
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Supervisão; Enfermagem; Desenvolvimento profissional; Formação contínua; Ensino em equipa; Trabalho cooperativo
Description
Na atualidade, o desenvolvimento profissional contínuo possibilita ao
enfermeiro adaptar-se, progressivamente, a um contexto clínico em constante
mutação. Neste contexto, emerge a temática da supervisão colaborativa,
enquanto alicerce essencial a uma permanente transformação dos
conhecimentos e práticas profissionais, numa perspetiva supervisiva
coformativa e desenvolvimentista. Assim, neste estudo foi nossa intenção
compreender as conceções dos enfermeiros sobre a supervisão colaborativa e
o desenvolvimento profissional na prática de cuidados. Tendo em
consideração o objeto de estudo, optámos por uma investigação de natureza
qualitativa e interpretativa e mais concretamente o estudo de caso. Para tal,
considerámos uma equipa de Enfermagem de um serviço de Medicina Interna
de um centro hospitalar da região norte do país. Na recolha de informação
recorremos à triangulação de diversas fontes de dados, designadamente: a
análise documental, a observação não participante e a entrevista
semiestruturada.
A análise das informações recolhidas demonstra que colaborar se aproxima de
partilhar, trabalhar em equipa ou ajudar o Outro, existindo na prática de
cuidados privilegiados momentos colaborativos, nomeadamente: as passagens
de turno, as reuniões em serviço e a formação em serviço. Das conclusões
deste estudo ressalta que a supervisão emerge, ainda, como uma realidade
longe da prática de cuidados, pelo que os enfermeiros tendem a possuir uma
visão verticalizada da prática supervisiva.
Foram identificados diversos fatores propiciadores e constrangedores à
colaboração, que devem ser tidos em consideração na implementação do
trabalho colaborativo na prática de cuidados.
Os enfermeiros manifestam que, apesar da instabilidade profissional e da atual
desvalorização das qualificações profissionais, continuam a investir na
formação contínua, enquanto processo de aprendizagem ao longo da vida.
Verificamos que o desenvolvimento profissional contínuo engloba, também, um
processo tripolar , no qual se relacionam a Pessoa, o meio e os outros.
Globalmente o estudo reforça que apesar dos conceitos de supervisão e
colaboração tenderem a despontar de modo espontâneo e informal na prática
de cuidados, encontram-se intimamente relacionados com o contínuo
desenvolvimento profissional em Enfermagem. Deste modo, torna-se essencial
um esforço conjugado tanto das instituições de saúde como de enfermeiros
supervisores mais pró-ativos, para que a supervisão colaborativa se torne uma
realidade inquestionável na prática de cuidados. At the present, continuous professional development allows nurses to adapt,
gradually, to a clinical context which is in constant mutation. In this context
emerges the theme of collaborative supervision as an essential foundation to a
permanent transformation of knowledge and practices, in a perspective of
supervisory co-formative and developmental. In this study, our intention was to
understand the perspective of nurses on the collaborative supervision and
professional development in practice of care. Considering the object of study,
we chose a qualitative and interpretative research, the case study, specifically
a team of Nursing Internal Medicine Service of a hospital in the northern region
of Portugal. For data collection we used the triangulation of multiple data
sources, namely the documentary analysis, non-participant observation and
semi-structured interview.
The analysis of the data demonstrates that collaboration is approaching to
share, work in teams or help the others, improve collaborative moments in
practice of care, namely the shift report, meetings into service and training in
service. The conclusions of this study also emphasizes that supervision
emerges also as a reality away from care practice, therefore nurses tend to
have a vertical view of the practice of supervision.
We identified several factors which constrains and enables the collaboration.
They should be taken into account in the implementation of collaborative work
in practice of care.
The nurses expressed that, despite the instability in the profession and the
current devaluation of professional qualifications, continue to invest in training,
as a process of throughout life learning. We identified that the continuous
professional development also comprises a process three poles, related to
person, environment and others.
Overall the study reinforces that although the concepts of supervision and
collaboration tend to emerge so spontaneous and informally in practice of care,
are intimately related to the continuous professional development in Nursing.
Thus, it is essential a combined effort from both the health institutions and
nursing supervisors who need to be more proactive, in order to turn
collaborative supervision into an unquestionable reality in the practice of care. Mestrado em Supervisão