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Assessorias das direções de escolas públicas portuguesas

Autor(es): Marques, Manuel Alexandre Alvelos cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10591

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Administração escolar; Organização escolar: Assessoria técnico-pedagógica; Autonomia escolar; Eficácia da escola


Descrição
Esta tese apresenta uma investigação sobre as assessorias técnicopedagógicas nas escolas públicas portuguesas. Reflete-se sobre a escola como organização e a importância que nesse âmbito têm as respetivas assessorias. Federa-se na Teoria das Organizações através da qual observámos a realidade das assessorias organizacionais, de modo especial aquelas que operam nas organizações educativas. A investigação inicia-se com duas entrevistas exploratórias semiestruturadas a dois assessores, que ajudaram a preparar o inquérito por questionário, respondido online por 101 dos 201 diretores de unidades de gestão e por 93 dos assessores da área de influência da DREC. Foi ainda feita uma análise documental de 50 regulamentos internos, a propósito das competências dos assessores. Chegou-se a uma caracterização dos assessores que desenvolvem as suas atividades nas escolas públicas da região centro do país. Constata-se que os assessores dão um contributo muito relevante para a gestão das escolas portuguesas. É também revelado por este estudo que os diretores precisam de assessorias em áreas específicas, e sugere-se um modelo de gestão da escola onde se inclui um gabinete de assessoria interna. This thesis presents a research that attempts to systematize a characterization of technical and pedagogical advisory services in Portuguese public schools. A reflection is made on school as an organization and the importance that the advisory assumes in it. Based on the Theory of Organizations we have observed the reality of organizational advisors, especially those operating in educational organizations.The research started with two semi-structured exploratory interviews to two consultants who helped to prepare the survey through an online questionnaire. This was answered by 101 of the 201 directors of the management units and 93 advisers included in the area of influence of the DREC. A documented analysis of 50 internal regulations on the advisors skills was also made. The study reached a characterization of advisors who develop their activities in public schools, in the central region of the country.We also reached to the conclusion that advisors give a very important contribution to the management of Portuguese schools. It is also revealed by this study that directors need advisors in specific areas, and it suggests a model of school management which includes a full office of internal advisory. Doutoramento em Ciências da Educação
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Silva, José Alexandre da Rocha Ventura
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