Author(s):
Rodrigues, Carina Miguel Figueiredo da Cruz Rosa
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10586
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Literatura infanto-juvenil; Ilustração
Description
É objetivo da presente investigação a análise sistemática do álbum narrativo
infantil, mais concretamente, da obra escrita e ilustrada por Manuela Bacelar,
numa leitura dialógica das suas componentes linguística e pictórica. Partindo
de um conspecto teórico-crítico do conceito e da caracterização do álbum
enquanto género maior da literatura, o estudo centra-se no exame técnicocompositivo
do corpus, procurando indagar alguns dos traços e/ou dos
recursos formais, retórico-estilísticos e ideotemáticos que singularizam a obra
desta premiada artista plástica, assentando em algumas das modernas
correntes literárias (e.g., a intertextualidade e a metaficção) que a inscrevem
numa estética pós-modernista. As repercussões práticas do contacto precoce
com o álbum e os seus contributos na promoção de comportamentos
emergentes de literacia são analisados num estudo de caso que a
investigação contempla. Analisando a interação entre as vertentes textual e
icónica sublinha-se a especificidade de um género que aposta na
narrativização como forma de aproximar a criança do universo plástico e
literário. The aim of this thesis is to provide a systematic analysis of the narrative
picturebooks (or picture storybook) of the author illustrator Manuela Bacelar –
an analysis derived from a dialogical reading of the linguistic and pictorial
components. The study begins with a critical overview of the concept and
characterization of the picturebook as one of the greatest forms of literature.
Relying upon modern literary currents (e.g., intertextuality and metafiction) to
be found in a postmodernist aesthetic, it examines the corpus, from both a
technical and compositional point of view, seeking to investigate some of the
traits and / or formal resources, rhetorical, stylistic and thematic, that
distinguish the work of this awarded artist. To contemplate the practical
implications of early contact with picturebooks and their possible contribution to
emergent literacy behaviours, a case study is described. By analysing
interaction with the textual and iconic aspects of these picturebooks, it
highlights how the specificity of a form that relies upon the narrative process
can bring a child closer to the illustrated and literary universe. Doutoramento em Literatura