Author(s):
Santos, Maria Isabel Gomes dos
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10554
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação especial; Ensino da matemática; Ensino da língua materna; Língua portuguesa; Pessoas com necessidades especiais - Ensino básico 1º ciclo - Ensino básico 2º ciclo; Programas de computador para o ensino; Interacção homem-computador
Description
O projeto LpMat tem como objetivo desenvolver um software educativo
acessível a crianças com NEE, dos 1.º e 2.ºciclos do Ensino Básico,
decorrentes de Deficiência Motora, Mental, Cegueira ou Baixa visão, Surdez e
Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), considerando o desenvolvimento
de competências nas áreas científicas de Matemática e Língua Portuguesa,
capaz de responder dinamicamente às necessidades e interesses individuais
dos alunos e ajustar, de forma organizada, os conteúdos e materiais aos
estilos de aprendizagem individuais.
Um dos fatores considerados foi a acessibilidade do software por utilizadores
portadores de NEE, tanto ao nível da interação, como da informação e
compatibilidade com tecnologias de acesso já existentes.
O presente projeto enquadrou-se em cinco fases cruciais. Na primeira fase
encetamos contactos com escolas de referência, no distrito da região centro do
país para as patologias indicadas anteriormente, que integrou o levantamento
de casos de alunos com NEE e, consequentes, pedidos de autorização às
várias entidades. Na segunda fase procedeu-se à avaliação e ao diagnóstico
de competências ao nível da Língua Portuguesa e da Matemática, dos alunos
com NEE, escolhidos aleatoriamente que colaboraram no desenvolvimento do
projeto. Na terceira fase do projeto iniciou-se a especificação do modelo
conceptual do protótipo partindo das necessidades e especificidades do
público-alvo, a conceção e a implementação de tarefas adequadas aos
objetivos/competências enunciados nos perfis funcionais de cada aluno, sendo
que este processo foi suportado por equipa multidisciplinar. Na quarta fase,
avançou-se para a aferição das tarefas implementadas e, consequente, teste e
avaliação do protótipo, esta fase integrou três etapas principais: (1)
observação direta das crianças envolvidas nas aferições do protótipo antes de
testarmos a interface desenvolvida; (2) construção de instrumentos de recolha
de dados e (3) realização das sessões de aferição com a participação direta de
22 alunos portadores de NEE e seus professores de edução especial. Na
quinta fase procedeu-se à análise e discussão de dados recolhidos durante as
sessões de aferição e através dos inquéritos por questionários entregues aos
professores de educação especial entregues no final das sessões de aferição,
tendo-se verificado a adaptabilidade e flexibilidade de cada perfil no protótipo
desenvolvido.
Para finalizar são indicadas as reformulações futuras do protótipo desenvolvido
decorrentes dos resultados obtidos, as considerações finais e as limitações do
projeto realizado. The project LpMat aims to develop an educational software accessible to
children with SEN, with 1 and 2 Cycles of basic education, due to Motor
Disabilities, Mental Blindness or low vision, deafness and Autism Spectrum
Disorders (ASD), considering the development of skills in science math and
Portuguese, able to dynamically respond to individual needs and interests of
students and adjust, in an organized manner, content and materials to
individual learning styles.
One of the factors considered was the accessibility of software for people with
special needs users, both at the level of interaction, such as information and
compatibility with existing access technologies.
This project fitted into five key stages. In the first phase we have opened
contacts with reference schools in the district of the central region for the
conditions indicated above, which included a survey of cases of students with
SEN and, consequential, requests authorization to various entities.
The second step is the evaluation and diagnostic skills in the Portuguese
language and mathematics, pupils with SEN, chosen randomly who
collaborated in developing the project. In the third phase of the project started
the specification of the conceptual model of the prototype starting from the
needs and specificities of the target audience, the conceção and
implementation of tasks appropriate to the objetives / skills listed in the
functional profiles of each student, and this process was supported a
multidisciplinary team. In the fourth phase, advanced to the measurement of
the tasks implemented and, consequently, test and evaluation of the prototype,
this phase integrated three major steps: (1) direct observation of children
involved in the measurements of the prototype before testing the developed
interface, (2) construction of instruments for data collection and (3) sessions of
calibration with the direct participation of 22 students with SEN and their
teachers in special eduction. In the fifth phase proceeded to the analysis and
discussion of data collected during the assessment sessions and the surveys
by questionnaires given to teachers of special education delivered at the end of
the measurement sessions, and there has been the adaptability and flexibility
of each profile prototype.
To finish indicates the future reformulations of the prototype developed from the
results obtained, the final considerations and limitations of the project
completed. Mestrado em Ciências da Educação