Autor(es):
Tymoshchuk, Oksana
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10550
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação especial; Ensino individualizado; Desenvolvimento cognitivo; Alunos do básico 1º ciclo; Paralisia cerebral; Programas de computador para o ensino; Interacção homem-computador
Descrição
Com este estágio pretendeu-se estudar e intervir, numa perspetiva
sistémica, sobre a realidade em que estava inclusa uma criança portadora de
Paralisia Cerebral, procurando-se compreender e avaliar o impacto das
variáveis individuais e contextuais no desempenho da criança, bem como as
potencialidades dos recursos técnicos para o seu desenvolvimento e
aprendizagem, nomeadamente, das capacidades de comunicação, autonomia
e independência pessoal.
Os objetivos da investigação foram concretizados através da
realização de um estudo de caso focalizado nesta aluna de uma escola do 1º
ciclo do ensino básico que, ao longo de dois anos, tem utilizado computador
com o software Grid 2, mas apresentava muitas dificuldades e desmotivação
na utilização do mesmo. Ao longo da investigação, depois de analisar as
dificuldades da aluna, foram avaliados vários tipos de tecnologias assistivas,
até ser encontrado o Roller II Joystick, que de acordo com as equipas do
Centro de Paralisia Cerebral de Coimbra e do Centro de Recursos de
Tecnologias de Informação e Comunicação (CRTIC) de Eixo, foi considerado
como "a melhor solução” para a aluna-alvo. Este equipamento, disponiblizado
pelo CRTIC em regime de empréstimo, será adquirido para utilização exclusiva
da aluna no próximo ano letivo, através das verbas do próprio CRTIC
(disponibilizadas pelo Ministério da Educação para o apoio a alunos com
NEE).
Como resultado da investigação empírica realizada, verificou-se a
importância das TIC no desenvolvimento da autonomia, aprendizagem e
comunicação da aluna. No entanto, constatou-se a complexidade resultante da
multiplicidade de fatores envolvidos, que se interrelacionam e determinam o
fracasso ou o êxito da introdução e utilização dessas tecnologias nos
contextos educativos. The purpose of this period of internship was to study and intervene, from a
systemic perspective, about the reality in which a child with cerebral palsy was
included, seeking to understand and assess the impact of individual and
contextual variables in the child’s performance, as well as the potential of
technical resources for her development and learning, namely as far as
communication skills, autonomy and personal independence.
The research objectives were attained through a case study focused on this
Primary Education pupil who, for the last two years, had been using a computer
with Grid 2, but exhibiting a great deal of difficulties and lack of motivation to
use it. Throughout the study, and after analyzing the pupil’s difficulties, various
types of assistive technologies were assessed, until we found the Roll II
Joystick. According to the Cerebral Palsy Center of Coimbra and the CRTIC
(Center of ICT Resources for Special Education) from Eixo, the Roll II Joystick
was elected “the best solution” for the child. This equipment, borrowed from the
CRTIC, will be acquired for the pupil’s exclusive use for next school year with
funds from CRTIC (made available by the Ministry of Education and Science to
support pupils with SEN).
As a result of the present empirical research, the importance of Information and
Communication Technologies for the development of the autonomy, learning
and communication of this pupil was recognized. However, it also highlighted
the complexity that results from the multiplicity of factors involved that
interrelate and determine the failure or the success of the introduction and use
of these technologies in educational contexts. Mestrado - Ciências da Educação