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As TIC como ponte na comunicação em crianças com paralisia cerebral

Autor(es): Tymoshchuk, Oksana cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10550

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Educação especial; Ensino individualizado; Desenvolvimento cognitivo; Alunos do básico 1º ciclo; Paralisia cerebral; Programas de computador para o ensino; Interacção homem-computador


Descrição
Com este estágio pretendeu-se estudar e intervir, numa perspetiva sistémica, sobre a realidade em que estava inclusa uma criança portadora de Paralisia Cerebral, procurando-se compreender e avaliar o impacto das variáveis individuais e contextuais no desempenho da criança, bem como as potencialidades dos recursos técnicos para o seu desenvolvimento e aprendizagem, nomeadamente, das capacidades de comunicação, autonomia e independência pessoal. Os objetivos da investigação foram concretizados através da realização de um estudo de caso focalizado nesta aluna de uma escola do 1º ciclo do ensino básico que, ao longo de dois anos, tem utilizado computador com o software Grid 2, mas apresentava muitas dificuldades e desmotivação na utilização do mesmo. Ao longo da investigação, depois de analisar as dificuldades da aluna, foram avaliados vários tipos de tecnologias assistivas, até ser encontrado o Roller II Joystick, que de acordo com as equipas do Centro de Paralisia Cerebral de Coimbra e do Centro de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (CRTIC) de Eixo, foi considerado como "a melhor solução” para a aluna-alvo. Este equipamento, disponiblizado pelo CRTIC em regime de empréstimo, será adquirido para utilização exclusiva da aluna no próximo ano letivo, através das verbas do próprio CRTIC (disponibilizadas pelo Ministério da Educação para o apoio a alunos com NEE). Como resultado da investigação empírica realizada, verificou-se a importância das TIC no desenvolvimento da autonomia, aprendizagem e comunicação da aluna. No entanto, constatou-se a complexidade resultante da multiplicidade de fatores envolvidos, que se interrelacionam e determinam o fracasso ou o êxito da introdução e utilização dessas tecnologias nos contextos educativos. The purpose of this period of internship was to study and intervene, from a systemic perspective, about the reality in which a child with cerebral palsy was included, seeking to understand and assess the impact of individual and contextual variables in the child’s performance, as well as the potential of technical resources for her development and learning, namely as far as communication skills, autonomy and personal independence. The research objectives were attained through a case study focused on this Primary Education pupil who, for the last two years, had been using a computer with Grid 2, but exhibiting a great deal of difficulties and lack of motivation to use it. Throughout the study, and after analyzing the pupil’s difficulties, various types of assistive technologies were assessed, until we found the Roll II Joystick. According to the Cerebral Palsy Center of Coimbra and the CRTIC (Center of ICT Resources for Special Education) from Eixo, the Roll II Joystick was elected “the best solution” for the child. This equipment, borrowed from the CRTIC, will be acquired for the pupil’s exclusive use for next school year with funds from CRTIC (made available by the Ministry of Education and Science to support pupils with SEN). As a result of the present empirical research, the importance of Information and Communication Technologies for the development of the autonomy, learning and communication of this pupil was recognized. However, it also highlighted the complexity that results from the multiplicity of factors involved that interrelate and determine the failure or the success of the introduction and use of these technologies in educational contexts. Mestrado - Ciências da Educação
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
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