Author(s):
Soares, Isabel Maria Vidal
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10548
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino básico 1º ciclo - Teses de mestrado - Aveiro (Portugal); Pobreza; Exclusão social; Crianças em idade escolar; Professores do básico; Papel dos professores
Description
A pobreza é um fenómeno complexo e multidimensional, como bem
mostram os estudos nacionais e estrangeiros sobre este tema.
Nos últimos tempos tem-se falado bastante sobre a pobreza em Portugal
e no mundo. Mesmo em sociedades ricas e desenvolvidas o fenómeno
da pobreza é uma realidade. Milhões de pessoas vivem em situação de privação
e miséria. Apesar da existência dos escassos mecanismos para o combate
à pobreza, a crise de 2008 instalou-se mesmo nos países europeus, provocando
um empobrecimento generalizado, tendo como efeito imediato as elevadas
taxas de desemprego e de trabalho precário.
Para travar a expansão do fenómeno da pobreza e da exclusão social,
alguns governos e algumas organizações não governamentais têm unido esforços
nesse sentido. Vários estudos têm mostrado que são as camadas menos
protegidas pelas políticas sociais que são as mais afetadas pela pobreza
e pela exclusão social, sobretudo as crianças, embora em determinados países
a taxa de pobreza infantil seja muito reduzida.
O futuro anuncia pobreza para os próximos anos devido à desordem
económica instalada a nível global e aos débeis mecanismos políticos para a
combater. A pobreza é cada vez mais encarada como uma violação dos direitos
humanos fundamentais. Os governantes e os seus povos têm de assumir
responsabilidades no que respeita à pobreza, traduzindo-se a sua intervenção
em acções concretas de prevenção, de remoção das suas causas e na diminuição
dos seus efeitos que se fazem sentir na saúde, na educação, habitação
e trabalho.
Nos dois primeiros capítulos analisámos vários conceitos de pobreza,
as relações entre pobreza e exclusão social, procurando perceber a dimensão
da pobreza em Portugal, na Europa e nos países mais pobres do mundo. Tentámos
igualmente entrever os diversos caminhos de combate à pobreza.
No terceiro capítulo fizemos uma análise aos inquéritos aos professores
do Agrupamento de Escolas de Águeda, para percebermos as suas atitudes
perante a pobreza infantil, nomeadamente da pobreza ou estado de carência
extrema dos seus alunos. Os professores do 1.º Ciclo do Agrupamento
de Escolas de Águeda mostram, neste estudo, uma extraordinária sensibilidade
face às carências e dificuldades dos seus alunos. Poverty is a complex and multidimensional phenomenon, as
well show the national and international studies on this topic. In recent
times there has been talk a lot about poverty in Portugal and
worldwide. Even in rich and developed societies the phenomenon of
poverty is a reality. Millions of people live in conditions of deprivation
and misery. Despite the existence of limited mechanisms for combating
poverty, the crisis of 2008 was installed even in European
countries, causing a general impoverishment, with immediate effect
as the high rates of unemployment and precarious employment.
To stop the expansion of the phenomenon of poverty and social
exclusion, some governments and some non-governmental organizations
have joined efforts. Several studies have shown that the
layers are less protected by social policies that are most affected by
poverty and social exclusion, especially children, although in some
countries the child poverty rate is very low. The future poverty announces
the coming years due to economic disorder installed globally
and the weak political mechanisms to combat it. Poverty is increasingly
seen as a violation of fundamental human rights. The
governments and their peoples have to take responsibility with regard
to poverty, translating his speech into concrete actions for prevention,
removal of its causes and reducing the effects that are felt
in health, education, housing and work.
In the two first chapters we analyzed various concepts of
poverty, the relationship between poverty and social exclusion,
seeking to realize the extent of poverty in Portugal, in Europe and
the world's poorest countries. We tried also to glimpse the many
ways to combat poverty. In the third chapter we analyzed the surveys
to teachers in Agrupamento de Escolas de Águeda, to realize
their attitudes to child poverty, including the state of poverty or extreme
deprivation of their students. Teachers of Basic Education in
Agrupamento de Escolas de Águeda show in this study, an extraordinary
sensitivity to the needs and difficulties of their students. Mestrado em Ciências da Educação