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Os professores do 1º ciclo de Águeda perante a pobreza infantil

Author(s): Soares, Isabel Maria Vidal cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10548

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ensino básico 1º ciclo - Teses de mestrado - Aveiro (Portugal); Pobreza; Exclusão social; Crianças em idade escolar; Professores do básico; Papel dos professores


Description
A pobreza é um fenómeno complexo e multidimensional, como bem mostram os estudos nacionais e estrangeiros sobre este tema. Nos últimos tempos tem-se falado bastante sobre a pobreza em Portugal e no mundo. Mesmo em sociedades ricas e desenvolvidas o fenómeno da pobreza é uma realidade. Milhões de pessoas vivem em situação de privação e miséria. Apesar da existência dos escassos mecanismos para o combate à pobreza, a crise de 2008 instalou-se mesmo nos países europeus, provocando um empobrecimento generalizado, tendo como efeito imediato as elevadas taxas de desemprego e de trabalho precário. Para travar a expansão do fenómeno da pobreza e da exclusão social, alguns governos e algumas organizações não governamentais têm unido esforços nesse sentido. Vários estudos têm mostrado que são as camadas menos protegidas pelas políticas sociais que são as mais afetadas pela pobreza e pela exclusão social, sobretudo as crianças, embora em determinados países a taxa de pobreza infantil seja muito reduzida. O futuro anuncia pobreza para os próximos anos devido à desordem económica instalada a nível global e aos débeis mecanismos políticos para a combater. A pobreza é cada vez mais encarada como uma violação dos direitos humanos fundamentais. Os governantes e os seus povos têm de assumir responsabilidades no que respeita à pobreza, traduzindo-se a sua intervenção em acções concretas de prevenção, de remoção das suas causas e na diminuição dos seus efeitos que se fazem sentir na saúde, na educação, habitação e trabalho. Nos dois primeiros capítulos analisámos vários conceitos de pobreza, as relações entre pobreza e exclusão social, procurando perceber a dimensão da pobreza em Portugal, na Europa e nos países mais pobres do mundo. Tentámos igualmente entrever os diversos caminhos de combate à pobreza. No terceiro capítulo fizemos uma análise aos inquéritos aos professores do Agrupamento de Escolas de Águeda, para percebermos as suas atitudes perante a pobreza infantil, nomeadamente da pobreza ou estado de carência extrema dos seus alunos. Os professores do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Águeda mostram, neste estudo, uma extraordinária sensibilidade face às carências e dificuldades dos seus alunos. Poverty is a complex and multidimensional phenomenon, as well show the national and international studies on this topic. In recent times there has been talk a lot about poverty in Portugal and worldwide. Even in rich and developed societies the phenomenon of poverty is a reality. Millions of people live in conditions of deprivation and misery. Despite the existence of limited mechanisms for combating poverty, the crisis of 2008 was installed even in European countries, causing a general impoverishment, with immediate effect as the high rates of unemployment and precarious employment. To stop the expansion of the phenomenon of poverty and social exclusion, some governments and some non-governmental organizations have joined efforts. Several studies have shown that the layers are less protected by social policies that are most affected by poverty and social exclusion, especially children, although in some countries the child poverty rate is very low. The future poverty announces the coming years due to economic disorder installed globally and the weak political mechanisms to combat it. Poverty is increasingly seen as a violation of fundamental human rights. The governments and their peoples have to take responsibility with regard to poverty, translating his speech into concrete actions for prevention, removal of its causes and reducing the effects that are felt in health, education, housing and work. In the two first chapters we analyzed various concepts of poverty, the relationship between poverty and social exclusion, seeking to realize the extent of poverty in Portugal, in Europe and the world's poorest countries. We tried also to glimpse the many ways to combat poverty. In the third chapter we analyzed the surveys to teachers in Agrupamento de Escolas de Águeda, to realize their attitudes to child poverty, including the state of poverty or extreme deprivation of their students. Teachers of Basic Education in Agrupamento de Escolas de Águeda show in this study, an extraordinary sensitivity to the needs and difficulties of their students. Mestrado em Ciências da Educação
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, Manuel Ferreira
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