Autor(es):
Pinto, Liliana Patrícia Geraldes
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10529
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão pública; Administração pública - História - Portugal; Gestão de recursos humanos; Gestão por objectivos; Funcionários públicos; Avaliação de desempenho; Estabelecimentos prisionais
Descrição
A presente investigação concentra-se no modelo de avaliação de desempenho
utilizado na Administração Pública Portuguesa (SIADAP), iniciado no ano de
2004 num contexto de mudança de paradigma: de uma lógica burocratizada
para uma lógica de gestão assente em princípios de eficácia, eficiência e
racionalidade, contidas no modelo da Nova Gestão Pública.
O SIADAP, encarado como um dos vértices da reforma da Administração
Pública, rapidamente se procurou generalizar a um vasto conjunto de
organismos públicos, ressaltando daqui a urgência em perceber se um modelo
padronizado de avaliação, sustentado na gestão por objectivos, terá
aplicabilidade em qualquer contexto, independentemente da sua missão.
Concentrando o foco de análise num contexto específico, designadamente, os
serviços prisionais, percebemos que este modelo de avaliação apresenta
maiores potencialidades quando aplicado a instituições de menores dimensões
e com redes de comunicação pouco complexas. Nos Estabelecimentos
Prisionais, a inevitabilidade de regras e rotinas algo rígidas, regra geral
balizadas por constrangimentos legais, tendem a desencadear,
inevitavelmente, procedimentos que se situam mais próximos do modelo
burocrático de gestão.
Daqui derivam dificuldades na implementação do modelo de avaliação nestes
contextos, que verificamos através da perspectiva das chefias, não parecendo,
portanto, que o SIADAP tenha proporcionado mudanças que traduzam os
objectivos a que legalmente se propôs. This research focuses on the performance evaluation model used in the
Portuguese Public Administration (SIADAP), initiated in 2004 in the context of
the paradigm shift: from a bureaucratic logic to a logic of management based
on principles of effectiveness, efficiency and rationality contained in the model
of New Public Management.
SIADAP, regarded as one of the vertices of the reform of public administration
quickly sought to generalize to a wide range of public bodies, underscoring the
urgency to realize here is a standardized assessment, sustainable
management by objectives, will have applicability in any context regardless of
their mission.
Concentrating the focus of analysis in a specific context, namely, prison
services, we realize that this evaluation model has greater potential when
applied to institutions of smaller and less complex communication networks. In
Prison, the inevitability of something rigid rules and routines generally buoyed
by legal constraints, tend to trigger inevitably procedures that lie closer to the
bureaucratic model of management.
Hence derive difficulties in the implementation of the evaluation model in these
contexts, they looked through the perspective of managers, does not seem,
therefore, that has provided SIADAP changes that reflect the objectives set
itself legally. Mestrado em Administração e Gestão Pública