Autor(es):
Fuzeiro, Cindy Campos
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10501
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Línguas e relações empresariais; Gestão de empresas; Comunicação intercultural; Empresas internacionais
Descrição
Tendo em conta o contexto de crise global que se vive, ao longo do estágio, surgiu a oportunidade de vivenciar de perto, o encerramento de uma empresa do Grupo Salvador Caetano, a Salvador Caetano Espanha. Ao realizar acções de marketing, que possibilitaram a comunicação directa com os clientes da empresa, identificaram-se diversas barreiras à comunicação, nomeadamente, os obstáculos decorrentes da diversidade cultural presente nas relações empresariais. Derivado a estas experiências, o presente trabalho propõe-se analisar os factores culturais que podem constituir barreiras na comunicação comercial e de marketing avaliando, deste modo, diferentes meios comunicacionais junto dos clientes e propondo alternativas, para a Salvador Caetano continuar a ter expressão comercial em Espanha.
O relatório de estágio é composto por uma apresentação do Grupo Salvador Caetano e dos trabalhos realizados pela estagiária durante o estágio, uma análise económica do sector dos transportes, uma revisão bibliográgica de conceitos ligados à cultura e uma análise dos factores culturais na comunicação. Por fim, apresenta-se o caso de estudo, de carácter prático, que consiste na proposta de uma actuação futura da sede junto dos clientes espanhóis, de acordo com a revisão prévia da literatura e os questionários aplicados aos clientes espanhóis. The internship I carried out at the Salvador Caetano Group gave me the occasion to witness the closure of one of its companies, with the global economic crisis as the context. The company was Salvador Caetano Spain. In conducting marketing activities which gave us direct communication with the company's customers, we identified several barriers to communication, in particular, barriers created by cultural diversity present in these business relationships. Based on these experiences, this report proposes to examine the cultural factors that can have been barriers to effective business communication and marketing. We propose to assess the different means used by Salvador Caetano in communicating with customers in the past and propose means, for the future, which will allow the company to continue to have commercial dealings in Spain.
The internship report is made up of a presentation of the Salvador Caetano Group and the work that I carried out during the same. It also includes an economic analysis of the transport sector as a framework for the practical analysis of the case study, a literature review of concepts relating to culture and an analysis of cultural communication. We also present a case study proposing future action that the company’s headquarters can devise in order to maintain their Spanish customers, in accordance with the prior review of the literature and the questionnaire applied to the Spanish clients. Mestrado em Línguas e Relações Empresariais