Detalhes do Documento

O conceito da derivada

Autor(es): Cruz, Vânia Catarina Renca da cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10475

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Ensino da matemática; Derivadas (matemática) - Ensino secundário; Técnicas pedagógicas; Técnicas da aula


Descrição
O conceito de derivada é um dos tópicos mais aliciantes entre aqueles que são leccionados em Matemática A do 11º ano. Como tal, esta investigação debruçou-se nesta temática, através da experiência de docentes com largos anos de tempo de serviço. Foram feitas entrevistas a um grupo de professores que depois de analisadas, serviram para tentar identificar o tipo de abordagem que esses mesmos professores adoptam ao leccionar este conceito (e os outros conceitos no geral) e também foram base para a construção de uma unidade de ensino, de três a quatro aulas, onde se tenta encontrar uma forma atractiva e o mais interactiva possível de se leccionar este conceito. The concept of derivative is one of the most attractive among those taught in the subject of Mathematics during the 11th grade. This way, this research focused on this theme, through the experience of teaches with a large number of years of service. Interviews were made to a group of teachers that, after being analysed, were useful in trying to identify the type of approach adopted by those teachers when lecturing this concept (and other concepts in general) and were also the basis for the construction of a teaching unit, encompassing three to four classes, where the purpose is to find an attractive and as interactive as possible to lecture this concept. Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Martins, Rosa Amélia Baptista Ferreira Soares
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia