Author(s):
Góis, Sónia Raquel dos Santos
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1047
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Desenvolvimento psicológico; Educação das crianças; Educação pré-escolar; Qualidade da educação
Description
O presente trabalho reflecte os resultados de um estudo de caso desenvolvido
no âmbito de um projecto mais vasto liderado pela Direcção Geral de Inovação
e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (DGIDC/ME),
contando com a colaboração de várias instituições de ensino superior em
Portugal e que se pretende que venha a contribuir para o desenvolvimento de
uma estratégia eficiente de avaliação e desenvolvimento da qualidade em
contextos de educação pré-escolar. Nesse contexto, propôs-se desenvolver
um projecto de avaliação e de desenvolvimento da qualidade, numa
perspectiva holística e considerando as perspectivas dos principais actores
envolvidos no processo (educadoras de infância, auxiliares de acção
educativa, pais e crianças), num estabelecimento de educação pré-escolar,
apoiando a formação e reflexão sobre as práticas educativas dos profissionais
de educação de infância. Na realização deste estudo tivemos como objectivos
avaliar a qualidade nos seus aspectos contextuais e processuais; propor
medidas de reorganização em conjunto com os parceiros no projecto e
identificar vantagens e limitações da aplicação do Projecto DQP neste contexto
de educação. Os resultados encontrados levaram ao desenvolvimento de um
plano de acção a implementar pelas educadoras com medidas que incidem em
quatro das dez dimensões focadas: Estratégias de Ensino e Aprendizagem;
Planeamento, Avaliação e Registo; Espaço Educativo e Relações e
Interacções. Ao longo desta investigação ficaram patentes algumas vantagens
do desenvolvimento deste projecto, nomeadamente o facto de ser um recurso
que se revelou uma ferramenta substancial de apoio à reflexão sobre as
práticas. A necessidade de um elemento de apoio neste processo sobressaiu
igualmente no estudo.
ABSTRACT: This work presents the results of a case study undertaken in the scope of a
broader project headed by the General Direction of Innovation and Curricular
Development of the Ministry of Education (DGIDC/ME), which counted with the
collaboration of several higher education institutions in Portugal and which aims
at contributing to the development of an efficient strategy of evaluation and
quality development in contexts of pre-school education. In this context, we set
out to develop an evaluation and quality development project, in an holistic
perspective and considering the perspectives of the main actors involved in the
process (kingergarten teachers, assisting staff, parents and children), in a
kindergarten, supporting the training and reflection on the educational practices
of the early childhood education professionals.
This study aims at describing and analyzing a context of early childhood
education according to the quality evaluation framework of the Project
Developing Quality in Partnerships; at suggesting measures for reorganization
in collaboration with the partners in the project and identifying advantages and
limitations to the application of the DQP Project in this educational context. The
results obtained led to the development of an action plan to be implemented by
kindergarten teachers with measures that focus on four of the ten dimensions
discussed: Teaching and Learning Strategies; Planning, Evaluation and
Register; Educational Space and Relations and Interactions. Throughout the
research undertaken several advantages and limitations of the development of
this project were observed, namely the fact that it is a resource that we
consider to be a substantial tool to support the reflection on practices but also
that the need of a support element in this process (critical friend) becomes
essential and indispensable. Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico