Author(s):
Morais, Nídia Salomé Nina de
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10466
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino multimédia; Ensino superior: Portugal; Tecnologias da informação; Actividades de aprendizagem
Description
O processo de convergência europeu da educação superior, mais conhecido
por Processo de Bolonha, tem promovido mudanças profundas ao nível do
Ensino Superior (ES). Entre as várias diretrizes propostas, destaca-se a
necessidade de se usarem Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC),
no sentido de promover uma participação mais ativa, participativa e autónoma
dos estudantes nos processos de aprendizagem. No entanto, a escassez de
estudos abrangentes não permite a construção de uma visão fundamentada do
uso de Tecnologias da Comunicação (TC) ao nível do ES. Surge assim a
necessidade de se identificar e caracterizar o uso de TC, numa tentativa de
construir uma imagem atual sobre quais as TC que são usadas, em que
contextos, com que finalidades e como é que o seu uso é percecionado pelos
estudantes.
A tese aqui apresentada tem, assim, como objetivo principal procurar contribuir
para uma compreensão mais alargada do uso de TC no Ensino Superior
Público Português (ESPP), partindo das perceções dos estudantes e dando
especial enfoque ao estudo da influência do género na perceção e avaliação
do uso dessas tecnologias para suporte à aprendizagem.
Para a prossecução dos objetivos propostos e, tendo presente a questão de
investigação, desenvolveu-se um estudo nacional de cariz descritivo e
exploratório, tendo os dados sido recolhidos e tratados com recurso a métodos
quantitativos e, posteriormente, interpretados de forma mais qualitativa.
A recolha de dados decorreu entre 27 de outubro de 2010 e 11 fevereiro de
2011, período em que esteve disponível para participação um questionário
online dirigido a todos os estudantes do ESPP. Durante este período foram
levadas a cabo diversas ações de divulgação que visaram, sobretudo,
fomentar uma participação elevada neste estudo, o que se traduziu num total
de 2.207 respostas validadas.
Apesar das limitações identificadas, considera-se que as conclusões deste
estudo são significativas sobre as características da realidade atual sobre o
uso de TC por parte dos estudantes do ESPP, no sentido em que existiu uma
elevada participação no questionário, a maioria das IESPP estão
representadas, bem como se identificam muitas semelhanças entre os
participantes e o universo em estudo.
Os resultados alcançados permitem, assim, conhecer as TC usadas pelos
estudantes e identificar diferenças de género na perceção desse uso, com
especial evidência na perceção das atitudes, benefícios e problemas, bem
como nas atividades e competências para o uso de TC. Conclui-se, ainda, que
os alunos reveem utilidade nas TC que utilizam, exprimem grande
concordância em relação aos benefícios e têm uma perceção positiva face aos
impactos associados ao uso dessas TC. The European Higher Education convergence process, commonly known as
the Bolonha Process, has promoted in-depth changes within this area of
education. Among the several guidelines proposed, the need for the use of
Information and Communication Technologies (ICT) is highlighted, as a way to
promote a more active and autonomous student participation in the learning
process. However, the lack of large-scale studies does not enable a sustained
view of the use of Communication Technologies (CT) in Higher Education (HE).
This drives the need for the identification and characterization of the use of CT,
in the HE context, as an attempt to build an actual image of which CT are used,
in what contexts, with what purposes and how its use is perceived by students.
The thesis here by presented has, as its main goal the contribution to a broader
understanding of the use of CT in the Portuguese Public Higher Education
(PPHE) system, based on the students’ perceptions and with a special focus on
gender influence and the evaluation of the use of CT as a learning aid.
In pursue of the goal proposed and keeping in mind the research question, a
descriptive and exploratory nationwide study was developed and its resulting
data was collected and analyzed according to quantitative methods and
afterwards interpreted in a more qualitative manner.
Data collection was done between the October 27th, 2010 and February 11th,
2011, in which an online questionnaire was made available and a call for
participation was open to every PPHE student. During that period of time
various promotion actions took place with the objective of fomenting high
participation in this study, which resulted in 2.207 valid responses.
Despite the limitations identified, the conclusions of this study, concerning the
use of CT by PPHE students, are considered significant due to the high number
of answered questionnaires, the fact that the majority of PPHE are represented,
and also due to the pinpointing of several similarities between the participants
in the study and the universe under study.
The results attained allow the identification of the CT used by students and
gender differences in the perception of that same use, especially in regards to
the attitudes, benefits and problems, as well as the activities and competences
in the use of CT.
It is also concluded that students find CT useful, widely agree in relation to its
benefits and have a positive perception towards the impacts associated with
their use. Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais