Autor(es):
Santos, Juliana Tomás dos
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10465
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação de adultos; Aprendizagem na idade adulta; Ensino da escrita; Ensino da leitura; Alfabetização
Descrição
A alfabetização na idade adulta é uma temática que suscita a curiosidade de
vários estudiosos no campo da educação. De que forma ocorre a
aprendizagem neste tipo de público-alvo, qual a sua importância e qual o
impacto na vida das pessoas são algumas das questões que se levantam a
cada novo artigo que surge sobre a temática.
É sabido que os eventos e processos que experienciamos ao longo da vida,
bem como as aprendizagens que realizamos, dependem de vários fatores e
influenciam o nosso percurso e a forma como vemos o mundo, os outros e a
nós próprios. Algumas características específicas de cada pessoa, como a
autoestima e o autoconceito, surgem como indicadores desse processo.
No entanto, e apesar de muito se ter vindo a teorizar sobre estas questões,
são ainda poucos os estudos realizados com base na educação e formação de
adultos em fase de alfabetização e sobre o seu impacto nestes aspetos
particulares do desenvolvimento humano.
Este estudo realizado num grupo de alfabetizandos adultos, pretende ser o
ponto de partida para o desenvolvimento de práticas baseadas numa evidência
comprovada e sustentada de aprendizagem da linguagem escrita na pessoa
adulta, numa lógica de entendimento do seu papel no processo de
desenvolvimento humano. Literacy in adulthood is an issue that arouses the curiosity of many scholars in
the field of education. How learning occurs in this type of target audience, and
what importance and impact does it have on people's lives, are some of the
issues that arise with every new article that appears on this theme.
It is known that the events and processes we experience throughout life, as
well as our learning, depend on several factors and has influence in our life
path and how we see the world, the others and ourselves. Some specific
characteristics of each person, such as self-esteem and self-concept, appear
as indicators of that process.
However, despite much has been theorized around these issues, there are only
a few studies based on the education and training of adults undergoing literacy
and its impact on these particular aspects of human development.
This study in a group of adult learners, aims to be the starting point for the
development of evidence-based practices in a proven and sustained learning of
written language in the adult person, in a logical of understanding their role in
the process of human development. Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial