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NEE permanentes por patologia mitocondrial: intervenção educativa

Author(s): Cardoso, Ilda Teresa de Jesus Rebelo Galvão cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10430

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Educação especial; Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo; Necessidades educativas; Integração escolar; Deficientes físicos


Description
O presente trabalho propõe-se divulgar uma proposta de intervenção pedagógica em NEEP por patologia mitocondrial, centrando-se na elaboração e operacionalização de um currículo específico individual de 5º ano de escolaridade. Tendo como base a abordagem biopsicossocial e o quadro conceptual da CIF-CJ, procura-se determinar a forma como as ações pedagógicas em educação especial permitem uma diferenciação curricular: impulsionadora da inclusão; potencializadora do funcionamento biopsicossocial, promotora da participação e da qualidade de vida do aluno com NEEP. Focusing on the development and implementation of a specific individual curriculum for 5th grade, this paper proposes an educational intervention in special educational needs (SEN) regarding mitochondrial disease. Having as reference the biopsychosocial approach and the ICF-CY framework, it seeks to determine how educational actions in special education allow curriculum differentiation for inclusion, enhancing biopsychosocial functioning, enabling participation, and promoting quality of life of students with SEN. Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Paula
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