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A distrofia muscular de Duchenne e a inclusão: um estudo de caso

Autor(es): Almeida, Anabela Bastos Martins de cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10379

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Educação especial; Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo; Currículos centrados nos alunos; Deficientes físicos; Integração escolar


Descrição
Este trabalho, enformado numa vertente de estudo de caso, aborda as questões emergentes e ilustra as ações desenvolvidas no processo de inclusão de um aluno com 12 anos portador de Distrofia Muscular de Duchenne, doença incurável, progressiva e degenerativa. Numa fase mais avançada da doença as limitações funcionais levam à dependência de cuidadores, e o paciente, geralmente, acaba por sucumbir precocemente. No momento atual, apesar de apresentar um comprometimento motor acentuado, ainda mantém a capacidade de marcha autónoma. Frequenta o 5º ano de escolaridade, usufruindo da medida educativa Currículo Específico Individual (CEI), não tendo ainda adquirido a competência da leitura e da escrita, apesar de aparentemente reunir alguns dos pré-requisitos necessários Os objetivos que nortearam a ação passaram por promover as suas competências de leitura e escrita, a articulação entre os diferentes intervenientes no seu processo educativo, a sua inclusão na comunidade educativa e o conhecimento sobre sistemas/estruturas de apoio à pessoa com DMD. This work, based on a case study, deals with emerging issues illustrates the measures taken in the process of inclusion of a twelve–year old student who suffers from Muscular Dystrophy Duchenne, a progressive degenerative and incurable disease. In a more advanced phase of this disease, the functional limitation lead to total dependence on caretakers and the patient normally ends up succumbing untimely. Currently, despite having a serious motor impairment, the student still maintains the ability to walk autonomously. He attends the 5 th grade benefitting from the measure Specific Individual Curriculum (SIC). The student hasn´t acquired reading and writing skills yet in spite of apparently possessing some essential prerequisite skills to do so. The aims that guided the action taken involved the promotion of the student´s reading and writing skills, the cooperation between the different agents involved in his learning process, his in Inclusion in the educational community as well as the Knowledge of the existing systems/structures of support to a person with MDD. Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos; Costa, Maria de Fátima Ferreira de Andrade
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