Autor(es):
Almeida, Anabela Bastos Martins de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10379
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação especial; Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo; Currículos centrados nos alunos; Deficientes físicos; Integração escolar
Descrição
Este trabalho, enformado numa vertente de estudo de caso, aborda as
questões emergentes e ilustra as ações desenvolvidas no processo de
inclusão de um aluno com 12 anos portador de Distrofia Muscular de
Duchenne, doença incurável, progressiva e degenerativa. Numa fase mais
avançada da doença as limitações funcionais levam à dependência de
cuidadores, e o paciente, geralmente, acaba por sucumbir precocemente. No
momento atual, apesar de apresentar um comprometimento motor acentuado,
ainda mantém a capacidade de marcha autónoma. Frequenta o 5º ano de
escolaridade, usufruindo da medida educativa Currículo Específico Individual
(CEI), não tendo ainda adquirido a competência da leitura e da escrita, apesar
de aparentemente reunir alguns dos pré-requisitos necessários Os objetivos
que nortearam a ação passaram por promover as suas competências de
leitura e escrita, a articulação entre os diferentes intervenientes no seu
processo educativo, a sua inclusão na comunidade educativa e o
conhecimento sobre sistemas/estruturas de apoio à pessoa com DMD. This work, based on a case study, deals with emerging issues illustrates the
measures taken in the process of inclusion of a twelve–year old student who
suffers from Muscular Dystrophy Duchenne, a progressive degenerative and
incurable disease. In a more advanced phase of this disease, the functional
limitation lead to total dependence on caretakers and the patient normally ends
up succumbing untimely.
Currently, despite having a serious motor impairment, the student still
maintains the ability to walk autonomously. He attends the 5
th
grade benefitting
from the measure Specific Individual Curriculum (SIC). The student hasn´t
acquired reading and writing skills yet in spite of apparently possessing some
essential prerequisite skills to do so. The aims that guided the action taken
involved the promotion of the student´s reading and writing skills, the
cooperation between the different agents involved in his learning process, his in
Inclusion in the educational community as well as the Knowledge of the existing
systems/structures of support to a person with MDD. Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos; Costa, Maria de Fátima Ferreira de Andrade