Detalhes do Documento

O jogo e a sensibilização ao mundo das culturas no pré-escolar

Autor(es): Rocha, Ana Rita Santos cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10350

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Educação pré-escolar; Educação intercultural; Diversidade linguística; Pluralismo cultural; Jogos infantis; Comportamento lúdico infantil; Desenvolvimento das crianças


Descrição
Tendo em conta as mudanças políticas e sociais que se têm vindo a sentir nos últimos anos, torna-se importante perceber de que forma podemos desenvolver, junto das crianças em idade pré-escolar, uma educação intercultural assente na abordagem da sensibilização à diversidade linguística e cultural (SDLC) (Byram, 2008; Candelier, 2003a). Neste contexto, o jogo, sendo uma atividade de eleição das crianças e por incluir diversos benefícios ao nível do seu desenvolvimento pessoal e social (Rocha, 1993), apresenta-se como um meio com potencialidades para o desenvolvimento da competência intercultural das crianças, nomeadamente na promoção de atitudes positivas e da disponibilidade para interagir e compreender a pluralidade. Guiado pela questão de investigação “Qual o contributo da abordagem da Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural através do jogo para o desenvolvimento da competência intercultural de crianças em idade pré-escolar?”, este estudo teve como principais objetivos compreender o desenvolvimento da competência intercultural de crianças em idade pré-escolar através da abordagem da SDLC centrada no jogo e avaliar as potencialidades educativas do projeto didático desenvolvido à luz do objetivo anterior. Seguindo uma perspetiva de investigação-ação (Bogdan & Biklen, 1994), para a concretização deste estudo, foi elaborado um projeto de intervenção com um grupo de crianças do pré-escolar, que teve como principal enfoque atividades de jogo de SDLC, com o intuito fomentar o desenvolvimento da competência intercultural destas crianças. Neste âmbito, os dados recolhidos consistiram principalmente em transcrições das videogravações efetuadas tendo estas sido alvo de uma análise de conteúdo. De um modo geral, a investigação realizada conclui que o trabalho didático efetuado proporcionou espaços e tempos para as crianças desenvolverem atitudes de respeito e valorização do Outro, bem como construírem conhecimentos relativos ao mundo das culturas. A título de exemplo, podemos referir o interesse e entusiasmo que as crianças demonstraram ao quererem integrar crianças provenientes de outras culturas nas suas atividades diárias ou ainda a construção de conhecimento sobre a Índia. Face às ideias apresentadas, consideramos que o nosso estudo terá sido um contributo para o desenvolvimento da competência intercultural destas crianças, em particular na esfera do saber-ser e do conhecimento do mundo, dimensões estas tidas como fundamentais nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 1997). Em conclusão, acreditamos ser importante introduzir e dar continuidade a este tipo de abordagem na Educação Pré-Escolar, numa perspetiva inter/transdisciplinar, bem como ao longo do processo educativo. Considering the political and social changes that have been occurring in the last few years, it is import to understand how we can develop an intercultural education based on the approach of the awakening to languages and cultures in Pre-School (Byram, 2008; Candelier, 2003a). In this context, bearing in mind that it is the children’s election activity and its varied benefits at the level of their social and personal development (Rocha, 1993), the game is seen a means with potential for the development of the children’s intercultural competence, namely in the promotion of positive attitudes such as openness to interact with and understand the otherness. Considering the research question “What is the contribute of the Awakening to Languages and Cultures approach by means of the game to the development of intercultural competence of pre-school children?”, this study’s main aims are: to understand the development of intercultural competence of preschool children through the Awakening to Languages and Cultures Approach based on game activities, and to evaluate the educative potentialities of the didactic project in the light of the previous aim. Following a research-action perspective (Bogdan & Biklen, 1994), at the core of this study is an intervention project with a preschool group of children. Its main focus was on game activities of awakening to languages and cultures, with the purpose of improving the children’s intercultural competence. In this context, the collected data consisted in transcriptions of video recordings, which were the target of a content analysis. In general, the study concludes that the didactic work created opportunities in which children could develop their attitudes of respect and valuing of the Other, as well as build knowledge about the world of cultures. As an example, we can refer the children’s interest and enthusiasm when in one of the activities they wanted to integrate children from other cultures in their daily activities, or the construction of knowledge about India. Bearing the results in mind, we consider that our study has contributed to the development of the intercultural competence of these children, in particular in the spheres of savoir-être and the knowledge about the world, dimensions that are believed to be fundamental in the “Curricular Guidelines for Preschool Education” (Ministry of Education, 1997). As a conclusion, we believe that is important to introduce and to continue this kind of approach in Preschool Education, in an inter/cross-disciplinary perspective, as well as throughout the educational process. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pinho, Ana Sofia
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia