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O uso dos pronomes pessoais nas crianças com perturbação autística

Author(s): Castillo Torres, Esther del cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10342

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Educação especial; Pedagogia terapêutica; Ensino individualizado; Ensino da língua materna; Língua portuguesa; Pronomes pessoais; Crianças autistas


Description
O uso dos pronomes pessoais pelas crianças com P.A, especificamente a problemática da inversão pronominal, é uma questão que tem sido pouco estudada. Algumas irregularidades reportadas no uso dos pronomes são, por exemplo, a utilização da terceira pessoa “ele/ela” em vez da primeira para se referirem a eles próprios ou até a substituição do pronome pelo nome próprio. Com o objectivo de comprovar se esta problemática se verifica na população com P.A numa unidade de autismo em Portugal, adaptou-se o teste criado por Mizuno e colaboradores, (2011). Coloca-se a hipótese de encontrar uma percentagem considerável de crianças escolarizadas portuguesas com P.A que apresentem esta problemática da inversão pronominal e que, após um período de intervenção, se verifique uma evolução na utilização dos pronomes. Para verificar a correcta utilização dos pronomes pessoais, foi feita uma avaliação a uma amostra composta por 6 crianças diagnosticadas com P.A e uma criança diagnosticada com autismo atípico, todas elas com um nível de funcionamento alto. Os participantes, todos eles do sexo masculino e com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos, foram submetidos a uma avaliação oral de 45 minutos, constituída por 96 perguntas. Verificou-se que 4 dos participantes tiveram erros nas perguntas do teste, enquanto 3 obtiveram uma percentagem de acertos de 100 %. Observou-se que após 7 sessões individuais com uma criança escolhida para intervenção houve uma melhoria na utilização dos pronomes. A evolução foi corroborada através da repetição da avaliação após três meses de intervenção, obtendo 100% de acertos (em contraste com os 79% iniciais). Conclui-se que a intervenção individualizada reiterada e focada em aspectos específicos da linguagem pode resultar em evoluções notórias. Realça-se a importância do acompanhamento individualizado e investimento em intervenções personalizadas. The use of personal pronouns by children with A.D, and specifically the problem of pronoun reversal, is an issue that has been little researched. Examples of reported pronoun misuse are, for instance, the application by these children of the third person “he/she” instead of the first person in order to refer to themselves, or even the replacement of the pronoun for their own name. With the goal of verifying the existence of this problematic in a Portuguese A.D. population, we adapted the study of Mizuno et al. (2011). We hypothesize finding a considerable percentage of Portuguese school children with A.D. that show signs of pronoun reversal issues, and that after a period of intervention, an evolution in their use is verified. To assess the correctness of pronoun use an evaluation was performed to a sample of 6 children diagnosed with A.D., and one with atypical autism, all of which highly functional. The participants, males from 7 to 17 years old, were subject to a 45 minute oral assessment, made of 96 questions. We found that 3 participants did not make any mistake while 4 of them made at least one error. Also, we verified improvements in pronoun use after 7 individual sessions with a child selected for intervention. The evolution was confirmed with a re-assessment after 3 months of intervention, where the child obtained 100% correctness (as opposed to an initial 79%). We conclude that individual and reiterated interventions focused in specific aspects of language can result in notable evolutions. We highlight the importance of individualized monitoring and investment in personalized interventions. Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carvalhais, Lénia Sofia de Almeida; Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
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