Document details

Diversidade linguística, consciência fonológica e educação pré-escolar

Author(s): Abreu, Ana Isabel Salazar cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10338

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Educação pré-escolar; Diversidade linguística; Fonologia; Desenvolvimento das crianças


Description
O presente estudo analisa o desenvolvimento de um projeto de intervenção numa sala de um Jardim de Infância, com a finalidade de analisar o desenvolvimento da consciência fonológica, através do contacto com a diversidade linguística. Para o estudo foi necessário proceder à recolha de dados ao longo da implementação do projeto, para tal recorremos a alguns procedimentos como as provas de consciência fonológica, a observação direta, videogravação e o inquérito final. Analisando todos os dados recolhidos podemos concluir que as crianças que se envolveram ao longo de todo o projeto desenvolveram a sua consciência fonológica tendo as atividades de sensibilização à diversidade linguística contribuído para tal. The current study analyzes the development of an intervention project in a kindergarten room, in order to evaluate the phonological awareness progress, through contact with linguistic diversity. For this analysis it was necessary the collection of data throughout the project execution, to obtain this data some procedures were taken, such as, phonological awareness tests, direct observation, video recording and a final survey. After taking all the collected data into consideration, we may conclude that children who have been involved throughout the project improved their phonological awareness, primarily due to the activities related to the linguistic diversity awareness. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Andrade, Isabel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU