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Diversidade linguística, consciência fonológica e educação pré-escolar

Autor(es): Abreu, Ana Isabel Salazar cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10338

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Educação pré-escolar; Diversidade linguística; Fonologia; Desenvolvimento das crianças


Descrição
O presente estudo analisa o desenvolvimento de um projeto de intervenção numa sala de um Jardim de Infância, com a finalidade de analisar o desenvolvimento da consciência fonológica, através do contacto com a diversidade linguística. Para o estudo foi necessário proceder à recolha de dados ao longo da implementação do projeto, para tal recorremos a alguns procedimentos como as provas de consciência fonológica, a observação direta, videogravação e o inquérito final. Analisando todos os dados recolhidos podemos concluir que as crianças que se envolveram ao longo de todo o projeto desenvolveram a sua consciência fonológica tendo as atividades de sensibilização à diversidade linguística contribuído para tal. The current study analyzes the development of an intervention project in a kindergarten room, in order to evaluate the phonological awareness progress, through contact with linguistic diversity. For this analysis it was necessary the collection of data throughout the project execution, to obtain this data some procedures were taken, such as, phonological awareness tests, direct observation, video recording and a final survey. After taking all the collected data into consideration, we may conclude that children who have been involved throughout the project improved their phonological awareness, primarily due to the activities related to the linguistic diversity awareness. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Andrade, Isabel
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