Detalhes do Documento

Desenvolvendo competências sociais no 1º CEB - um estudo exploratório

Autor(es): Gonçalves, Rita Daniela Rodrigues cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10337

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Prática pedagógica; Técnicas da aula - Ensino básico 1º ciclo; Desenvolvimento social; Competência interpessoal; Relações interpessoais


Descrição
O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, pertencentes ao 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade de Aveiro. Este relatório reflete a experiência de um estudo de caso desenvolvido no âmbito de um projeto, denominado “CRESCER... Comigo e com os Outros!”, e que visou a promoção de competências sociais das crianças envolvidas. Pretendeu-se motivar as crianças para o desenvolvimento de atitudes de empatia, de respeito pelo outro e de entreajuda. O estudo incidiu sobre vinte e uma crianças, pertententes a um contexto de 1.º Ciclo, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos. Ao longo deste estudo, foram realizadas sessões com a turma, adotando maioritariamente a abordagem Filosofia para Crianças, por forma a estimular o pensamento crítico das crianças em torno das temáticas escolhidas e foram também desenvolvidas estratégias e dinâmicas de trabalho de grupo promotoras de cooperação e escuta do outro. Da análise do processo e efeitos da intervenção podemos concluir que, de uma maneira geral, as crianças evoluíram nos seus comportamentos sociais, ainda que de uma forma limitada, e demonstraram boa capacidade em pensar criticamente acerca das temáticas. Tratando-se de um tema complexo e determinado por uma ecologia do desenvolvimento que vai para além do espaço de sala de aula, os resultados obtidos merecerão um investimento continuado no sentido de se tornarem mais consistentes. The present stage report was performed in Practice Teaching Supervised and Seminar in Educational Research subjects, belonging to the second year of Master Degree in Pre-school Education and Teaching of First Cycle of Basic Education, taught at the Aveiro’s University. This study displays the experience of a case study developed within a project, named “GROW... Me and the Others”, which intended to promote social competence of children involved. It was intended to motivate children to develop attitudes of empathy, respect for others and mutual support. This study focused on twenty one children, in a context of primary school, aged between 7 and 9 years. Throughout this study, sessions were held with the class, adopting in majority the Children Philosophy in order to stimulate children critical thinking around the themes chosen and it has also developed strategies and group work dynamics that promotes cooperation and listening to another. From the analysis of process and the effects of the intervention, we can conclude that, in general, the children have improved in their social behaviour, even if in a limited way, and they have showed good ability to think critically about the issues. In the case of a complex theme determined by an ecology of development that goes beyond the classroom environment, the results will need a continue exploration in order to become more consistent. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Portugal, Gabriela
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia