Author(s):
Amaral, Ana Cristina Palpista
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10334
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Administração escolar; Directores de estabelecimentos de ensino
Description
O Decreto-Lei nº75/2008 alterou o regime jurídico de autonomia, administração e gestão das escolas públicas portuguesas, e introduziu um órgão unipessoal – o diretor – principal responsável pela gestão administrativa, financeira e pedagógica. Dada a importância crescente do cargo de diretor enquanto líder máximo da organização educativa surgiu como uma das questões orientadoras deste trabalho saber quais as perceções que os professores têm do diretor. A metodologia utilizada foi a qualitativa, através do estudo de caso numa escola básica, com a realização de uma entrevista ao diretor e a aplicação de um questionário aos professores. Optámos por organizar a análise dos dados seguindo as dimensões - clima de escola, liderança e gestão escolar, desenvolvimento do currículo, gestão das pessoas, administração e gestão financeira, gestão dos alunos, relação com os pais e com a comunidade, resolução de problemas e tomada de decisões. Após a análise dos resultados obtidos, foi possível identificar um conjunto de comportamentos que evidenciam a importância do papel do líder na gestão e liderança da escola pública portuguesa, bem como, de um modo geral, sintonia entre as opiniões do diretor e as perceções dos professores. Decree-Law no. 75/2008 amended the legal autonomy, administration and management of public schools Portuguese, and introduced a person body - the director - primarily responsible for the administrative, financial and pedagogical. Given the increasing importance of the post of director as maximum leader of the educational organization has emerged as one of the guiding questions of this study to know which teachers have perceptions director. The methodology was aqualitativa through case study in elementary school, with the completion of an interview with the director and a questionnaire to teachers. We have chosen to organize the data analysis following dimensions - school climate, school leadership and management, curriculum development, people management, administration and financial management, student management, relationship with parents and the community, problem solving and decision making. After analyzing the results, it was possible to identify a set of behaviors that show the importance of the role of leader in the management and leadership of the Portuguese public schools, and, in general, harmony between the views of the director and the teachers' perceptions. Mestrado em Ciências da Educação