Autor(es):
Coimbra, Vânia Maria Oliveira
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10316
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Supervisão; Enfermagem; Desenvolvimento profissional
Descrição
Os processos de supervisão de ensinos clínicos que têm vindo a acompanhar
os percursos de formação em Enfermagem apresentam-se hoje no centro do
debate, com a publicação pela Ordem dos Enfermeiros, do Modelo de
Desenvolvimento Profissional.
No decurso do ensino clínico, o enfermeiro supervisor, para além de assumir
um papel fundamental no desenvolvimento profissional do estudante assume
concomitantemente um papel de aprendente.
Neste estudo pretendemos compreender as representações dos enfermeiros
supervisores sobre o impacto da supervisão de ensinos clínicos no seu
desenvolvimento profissional.
Optamos por uma metodologia de abordagem qualitativa, através de um
estudo de caso, com recurso às narrativas escritas e à entrevista
semiestruturada dos atores.
A análise dos dados recolhidos processou-se com o apoio do software
WEBQDA. A categorização teve por base o modelo bioecológico de
Bronfenbrenner e Morris (1998).
Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o processo de
desenvolvimento profissional perspetivado com base no modelo bioecológico
desvenda a singularidade de cada supervisor, a forma como se move e articula
nos diversos contextos e ao longo do tempo, revelando a sua forma de ser,
estar e agir, que o capacita para a introspeção e a análise reflexiva das
práticas clínicas e supervisivas. Neste estudo, a tónica é colocada no
supervisor em desenvolvimento, através do seu esforço individual de
crescimento, ao sentir-se auto implicado com uma postura crítico-reflexiva, que
lhe possibilita situar-se no mundo que o rodeia, consciencializando-se do lugar
que ocupa e das intervenções que pode desempenhar de forma proactiva.
Os atores do estudo situam-se num paradigma de inacabamento relativamente
à formação e ao desenvolvimento profissional, assumindo que têm ainda muito
para aprender. Esta aprendizagem é enriquecida no contacto com estudantes
em ensino clínico. Estes acabam por ser um motor de desenvolvimento
profissional do supervisor, uma vez que lhe possibilita ligar os conhecimentos
mais atualizados, com outras formas de ver, de pensar e de agir, levando ao
questionamento permanente das suas práticas, à auto e hétero-reflexão, à
formação e à investigação.
Deste processo resultam muitas vezes, metamorfoses que são reveladas
quando os supervisores se constituem como agentes de mudança,
(re)construindo os contextos com vista à melhoria contínua dos cuidados de
enfermagem. The supervision processes of clinical training that have been following the
education in Nursing are presented today as the center of debate, with the
Ordem dos Enfermeiros publication of the Professional Development Model.
During the clinical training the supervisor nurse assumes not only the basic role
in the professional development of the student but also the role of learner.
In this study we intend to understand the representations of the supervisors on
the impact of the supervision of clinical training in their professional
development.
We opted for a qualitative methodology through case study, with resource to
the narratives and the semi-structured interviews with the actors.
The collected data was analyzed with the support of software WEBQDA. The
categorization was based on the bioecological model of Bronfenbrenner and
Morris (1998).
Results suggest that the process of professional development, viewed through
the basis of the bioecological model reveals the uniqueness of each supervisor,
the way he or she moves and articulates in different contexts and over time,
disclosing their way of being and acting, which enables them to introspection
and the reflective analysis of clinical practice and supervision practice.
In this study, the focus is the supervisor - through their individual effort in
growing and adopting a reflexive and self-critical stance, wich allows them to be
aware of their surroundings, from the place where they stand to which
interventions they can take part in.
The actors of this study stand in the middle this paradigm of incompleteness
towards their education and professional development - as it is assumed that
there's so much more to learn yet. This learning experience is enriched through
their contact with the students still in clinical training. This students become an
engine for the supervisor's professional development, as they make it possible
to be in touch with the most updated knowledge and new ways of thinking and
doing - wich leads to increased self-reflection and interest in learning and
investigation.
Of this process often result metamorphoses that are disclosed when
supervisors constitute agents of change, (re)building the contexts for the
continuous improvement of nursing care. Mestrado em Supervisão