Autor(es):
Rocha, Isabel Maria Cardoso
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1027
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação especial; Necessidades educativas especiais; Ensino da leitura; Ensino da escrita; Actividades de aprendizagem
Descrição
O professor está sujeito a lidar com crianças com as demais problemáticas e o Síndrome de Down não é excepção, mas uma realidade, perante a qual muitos educadores/professores não sabem como activar.
Deste modo, consideramos pertinente a elaboração de um estudo que prove que estas crianças aprendem a ler e a escrever com prazer, são capazes de adquirir as competências estabelecidas nas escolas.
No entanto, para alcançar este fim, é fundamental proporcionar um processo de ensino/aprendizagem optimizado, que visa a adaptação e o
desenvolvimento de diversos métodos e estratégias de ensino. E foi com base nesta realidade que realizámos um estudo de caso, onde trabalhámos com uma criança com Trissomia 21, com 10 anos de idade, que apresentava dificuldades de aprendizagem e uma grande aversão pela leitura e pela escrita.
Depois de lhe termos proporcionado actividades interessantes, dinâmicas e muito atractivas, onde o aluno manuseou diferentes materiais, concluímos que esta criança apenas necessita de alguém que a motive, desperte a sua atenção, pois hoje o "João" adora ler e fá-lo com agrado e eficiência. The teacher is subjected to deal with children and their problematic conditions and, the Down syndrome population is not an exception. It is a reality and many educators/ teachers haven’t the appropriate formation to deal or to activate this
matter.
In this way, it is considered pertinent to develop a study which proves that these children can read and write with pleasure, they are capable to gain thecompetencies established in schools.
However, in order to reach this aim, it is important to afford an optimised teaching and learning process that seeks the adaptation and development of a
diversity of teaching methods and strategies.
Based on this conception a study was developed. With it a we worked with a child with Down Syndrome, who was 10 years old. This child presented difficulties in the process of learning and an averseness towards reading and writing.
After having provided the child with interesting, dynamic and attractive activities, in which the child could deal with a variety of materials, a conclusion
was taken. This child needs someone who can motivate and stimulate his attention, for today, “John” enjoys reading and does it with happiness and efficiency. Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico