Autor(es):
Estrela, Mariana de Azevedo Ribeiro
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1024
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação pré-escolar; Infantários; Educadores de infância; Práticas educativas; Desenvolvimento das crianças
Descrição
Em Portugal têm sido realizadas poucas investigações acerca da educação de
crianças em Creche e, dada a actual obrigatoriedade legal da existência de
educadores de infância nesse contexto, torna-se pertinente a elaboração de
um estudo em que se recolha a opinião dos educadores acerca das suas
práticas educativas, nomeadamente ao nível da Qualidade da Oferta Educativa
proporcionada.
A própria OCDE faz notar que há ausência de enquadramento curricular ou
educativo sendo as creches portuguesas ao nível legislativo e prático, apenas
de carácter assistencialista (Ministério da Educação, 2000: 294).
Para que se acentue e valorize a vertente educativa da creche há que dar voz
às práticas dos educadores de infância nesse contexto, práticas essas um
pouco subestimadas e à margem do sistema educativo português, de algumas
formações académicas e de investigações nacionais.
Tendo por base o “Sics (Ziko), Well-Being and Involvement in Care, a Process-
Oriented Self Evaluation Instrument for Care Settings”, de Laevers, F. (ed.)
(2005), que traduzimos e adaptamos, procedeu-se à recolha da opinião de 90
educadores em contexto de Creche no Distrito de Aveiro, ao nível de 3
categorias de análise, a saber: Grau de Estimulação no Contexto;
Sensibilidade no Contexto e Promoção da Autonomia no Contexto.
Os dados alcançados indicam que existe Qualidade da Oferta Educativa nas
práticas dos educadores que responderam ao questionário. Fundamentar-se-á
tais resultados, uma vez que até então, estudos realizados acerca da
Qualidade em Contextos de Infância indicam precisamente o contrário.
Espera-se portanto, que este estudo, pioneiro em Portugal, seja um importante
contributo para todos os profissionais de educação de crianças pequenas, para
que aprendam a desenvolver práticas adequadas, de qualidade e se
consciencializem dessa importância.
ABSTRACT: In Portugal there have only been a few investigations concerning the children's
education in day care, and given the current legal obligation of the childhood
educators' in that matter, it becomes of major importance the creation of a
study which seizes the educators' opinion concerning their educational
practices, mainly at the level of Quality of Care Provisions.
Even OECD makes to notice there is a lack of curriculum or educational fitting,
as the Portuguese day cares only have a supportive condition at the legislative
and practical level (Ministério da Educação, 2000: 294).
To increase and value the educational aspect of the day care, we must give
voice to childhood educators' practices (in that matter), those practice have
been slightly underestimated and at the edge of the Portuguese educational
system, of some academic formations and national investigations.
Taking "Sics (Ziko), Well-Being and Involvement in Care, Process-Oriented Self
Evaluation Instrument goes Care Settings" into consideration, translated and
adapted based on Laevers, F. (ed.) (2005), using the empirical study it was
collected the opinion of 90 educators
in context of day-care center in the District of Aveiro, to the level of 3 categories
of analysis, they are: Degree of Stimulation in the Context; Sensitivity in the
Context and Promotion of the Autonomy in the Context.
The achieved results suggest there is Quality of Care Provisions in the
educators' practices that answered to the questionnaire. We’ll base such
results, since, studies concerning the Quality in Contexts of Infancy indicates
the opposite.
We hope that this pioneer study in Portugal can be an important contribution for
all professionals of very young children's education, so that they can learn how
to develop appropriate and meaningful practices, and also be aware of that
importance. Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico