Document details

Plurilinguismo e línguas românicas: estudo no 3º ano de escolaridade

Author(s): Machado, Carla Marisa Dias cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10237

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ensino de línguas; Desenvolvimento das crianças: Ensino básico 1º ciclo; Diversidade linguística; Pluralismo cultural; Multilinguismo; Línguas românicas


Description
A realização deste trabalho partiu do pressuposto de que a sensibilização para a diversidade linguística e cultural, caracterizadora da sociedade onde vivemos, motiva as crianças para o plurilinguismo. Com o projeto que foi dinamizado procurou-se, então, perceber de que forma as atividades em intercompreensão desenvolvem nas crianças o gosto pela aprendizagem de línguas. Utilizaram-se quatro instrumentos de recolha de dados: o inquérito por questionário (inicial e final), o postal individual dos alunos e a ficha de compreensão global da história, os quais foram analisados qualitativa e quantitativamente, com especial enfoque na motivação dos alunos para a aprendizagem de outras línguas. Os resultados da análise mostram que as crianças se sentiram, de facto, motivadas para o contacto com outras línguas e culturas, o que nos permitiu concluir que o projeto dinamizado desenvolveu nas crianças atitudes de valorização e respeito pela diferença e pelo Outro, despertando nas mesmas a curiosidade em aprender línguas. This work bears in mind the assumption that awereness of the linguistic and cultural diversity, that characterizes the society we live in, motivates children to multilinguism. With this project we cumed to understanding how the activities in intercomprehension might develop the love for learning languages in children. We use four data collection instruments: a questionaire survey (initial and final), an individual post card and a worksheet to assess the global understanding of history. The data was analyzed qualitatively and quantitatively, with special focus on student’s motivation to learn other languages. The data analysis show that the children felt, in fact, motivated to contact with other languages and cultures, which allowed us to conduce that the project fostered children’s attitudes of appreciation and respect for difference and for the Other, while raising curiosity to learn languages. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Andrade, Ana Isabel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU