Author(s):
Moreira, Aurora da Conceição Coelho
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10233
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino superior; Técnicas da aula; Técnicas de interrogação
Description
O questionamento dos alunos é reconhecido como uma capacidade
fundamental, de nível superior, associada ao desenvolvimento de outras
competências centrais, como o pensamento crítico, a resolução de problemas
ou a capacidade de reflexão, assumindo especial relevância no contexto de
disciplinas científicas.
O presente estudo surge no atual enquadramento de reestruturação curricular
do ensino universitário em Portugal, como um caso de colaboração estreita
entre investigadores do Departamento de Educação e professores das
Unidades Curriculares de “Microbiologia”, “Genética” e “Temas e Laboratórios
de Biologia”, do Departamento de Biologia, na Universidade de Aveiro. Estas
unidades curriculares, dirigidas a alunos de várias licenciaturas, são sobretudo
frequentadas por alunos do primeiro ano das licenciaturas em Biologia e
Biologia/Geologia.
Um dos principais objetivos era identificar contextos de prática no âmbito dos
quais pudéssemos sugerir estratégias inovadoras de Ensino, Aprendizagem e
Avaliação (EAA), que promovessem o questionamento dos estudantes, numa
lógica de alinhamento construtivo. Outro dos objetivos era também o de
analisar e caracterizar o questionamento dos alunos, associado à diversidade
de estratégias adotadas.
A presente investigação adota princípios dos paradigmas naturalista e
sociocrítico, seguindo uma abordagem metodológica sobretudo de natureza
qualitativa. As várias situações de EAA foram desenhadas, implementadas e
adaptadas atendendo às particularidades de cada Unidade Curricular (UC), ao
longo de dois estudos (2007/2008 e 2008/2009). O questionamento dos alunos
foi caracterizado nos diversos contextos de EAA, atendendo ao seu nível
cognitivo. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com alunos
selecionados, no fim de cada estudo (17 alunos no total), e também com os
professores envolvidos (4 professores), no fim do segundo estudo.
A análise do questionamento dos alunos nos variados contextos, permitiu
confirmar um questionamento espontâneo pouco frequente e tendencialmente
de baixo nível cognitivo associado à expressão oral. No entanto, em situações
com efeitos sumativos na avaliação, verificou-se um maior envolvimento e uma
maior participação dos alunos, associados a uma maior frequência e qualidade
do questionamento.
Confirmamos o papel fundamental que a avaliação desempenha no decurso da
aprendizagem, valorizando o seu papel formativo bem como o feedback
proporcionado pelos professores no sentido de alcançar melhores
desempenhos em termos de questionamento e, em última análise, em termos
de aprendizagem.
Todas as evidências recolhidas permitem afirmar que o questionamento
constituiu um importante motor para um alinhamento construtivo entre o
ensino, a aprendizagem e a avaliação, devidamente articulados com os
objetivos de aprendizagem de cada UC.
Comprovamos, também, que se não forem criadas situações em que os alunos
sejam incentivados a questionar, situações que constituam para si um desafio,
um estímulo extrínseco, apenas teremos acesso ao seu questionamento oral e
espontâneo, com as características que já lhe são conhecidas. Afirmamos,
assim, a relevância de se desenharem situações de ensino, aprendizagem e
avaliação, que promovam nos alunos o desenvolvimento da competência de
questionamento.
Um outro objetivo central de investigação a que nos tínhamos proposto era a
caracterização do questionamento dos alunos numa perspetiva mais holística,
situando-o como uma competência fundamental que deverá ser desenvolvida
em contextos educativos, mas também ao longo da vida. Avançamos com uma
proposta de modelo de competência de questionamento, como um dos
resultados principais do presente estudo. Este modelo surge de toda a
experiência investigativa e, sobretudo, do estudo aprofundado de dois casos,
correspondentes a dois alunos selecionados, que permitiu a elucidação das
dimensões de competência.
Assumindo o questionamento como competência, consideramos que o modelo
proposto, e ainda em evolução, poderá representar um importante contributo
para a teoria e para a prática do questionamento. Students’ questioning is often recognized as a fundamental, higher level
capacity, associated with the development of other core competences, such as
critical thinking, problem-solving, and reflecting capabilities, attaining an
important role in the context of science education.
The present study was developed within the present curricular reorganization in
Higher Education in Portugal, in a close collaboration between researchers
from the Department of Education, and teachers from the Biology Department
of the University of Aveiro, responsible for the curricular units of ‘Microbiologia,
‘Genética’ and ‘Temas e Laboratórios de Biologia’. These curricular units are
addressed to students from different courses, but mainly for first-year Biology
and Biology/Geology students.
One of the main aims was to identify different contexts for practice, in which we
could suggest, design and implement innovative strategies towards Teaching,
Learning and Assessment (TLA) that were able to promote students’
questioning, in the perspective of constructive alignment. Another important
goal was to analyse and characterize students’ questioning, concerning the
different strategies adopted.
This research adopts principles from the naturalistic paradigm and the
paradigm of critical educational research, mainly following a qualitative
methodological approach. Several different TLA strategies were designed,
adapted and implemented, addressing the peculiarities of each Curricular Unit,
during two consecutive academic years (2007/2008 and 2008/2009). Students’
questioning was characterized, in different TLA contexts, considering their
cognitive level. Semi-structured interviews were also performed with selected
students in the end of each study (17 students in total), as well as with the
teachers involved (4 teachers), in the end of the second study.
The analysis of students’ oral questions, in diverse contexts, confirms that they
are infrequent and mainly of low cognitive level. Nevertheless, in situations
where summative assessment was devised, the questioning frequency and
cognitive level was higher, associated to a great student involvement, when
compared to similar situations where no assessment took place.
Furthermore, we have confirmed the fundamental role that assessment plays
throughout learning, stressing the importance of formative assessment, and
teacher’s feedback, encouraging a better performance in what concerns
questioning and, ultimately, learning.
All these evidences allowed us to state that questioning played a central role in
the constructive alignment between teaching, learning and assessment, when
adequately articulated with the specific learning outcomes of each Curricular
Unit.
Moreover, we also have verified that if no specific situations were created to
stimulate students to question, situations that would constitute a challenge to
themselves, promoting an additional motivation, we will only have access to
oral and spontaneous questioning, and their well recognized peculiarities. We
therefore support the relevance of creating teaching, learning and assessment
situations that could promote questioning competence development.
Another research aim was to characterize student questioning using a holistic
approach, reaffirming it as a fundamental competence, to be further developed
in educational contexts, as well as life-long learning. Therefore, one of the main
outcomes of this study is a proposal of a questioning competence model. This
model, grounded on all the researching experiences, is mainly based on a
thorough study of two students’ cases, which allowed us to a more
comprehensive description of the competence dimensions.
Assuming questioning as a competence, we hope that model, still in
development, would provide an important contribute to the theory and practice
of questioning. Doutoramento em Didática e Formação