Author(s):
Abelha, Marta Cristina Lopes
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1020
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão curricular; Professores do secundário; Estudo de caso
Description
Neste Estudo de Caso sobre a Cultura Docente ao nível do Departamento
Curricular das Ciências, partilha-se da opinião de Nóvoa (1999) quando este
declara que o empobrecimento das práticas colaborativas tem consequências
muito negativas para a profissão docente. E que, por essa mesma razão, é
urgente descobrir novos sentidos para a ideia de colectivo profissional. Para
além disso, e, ainda, na linha de pensamento teórico desse mesmo autor,
pretende-se mostrar ser necessário incluir rotinas de funcionamento, de modos
de decisão e práticas pedagógicas que apelem à co-responsabilização e à
partilha entre colegas.
O presente estudo propõe-se analisar: “Que tipo de Cultura Docente é
promovida ao nível do Departamento Curricular das Ciências?” e “Que
sugestões podem ser referidas para a promoção de uma Cultura que se reveja
à luz de referentes teóricos actuais?”. Ambiciona-se, assim, na procura da
resposta a tais questões, o seguinte: identificar as concepções dos professores
pertencentes a um departamento curricular relativamente ao conceito de
Colaboração; compreender as potencialidades e os constrangimentos que a
estrutura curricular, Departamento, imprime a um trabalho colaborativo entre
docentes; caracterizar o modo como os professores gerem o currículo das
Ciências ao nível do departamento curricular e, por último, apresentar
sugestões que emergem do estudo (teórico e empírico) que potenciem uma
Cultura Docente que se reveja à luz de referentes teóricos actuais.
Face à problemática em apreço, o enquadramento teórico deste estudo
configura-se em quatro domínios: Currículo e Gestão Curricular, Níveis
intermédios de gestão do currículo – o caso do departamento curricular,
Cultura Docente e Inovações no Ensino das Ciências. A metodologia de
investigação adoptada é o estudo de caso, em que o caso é o Departamento
Curricular de Ciências da Natureza de uma Escola Secundária com Terceiro
Ciclo da zona centro do país. Utilizaram-se como principais técnicas de
investigação o Inquérito por Questionário, Inquérito por Entrevista do tipo semiestruturada,
Análise Documental e a Observação, tendo sido os dados
recolhidos no ano lectivo 2004/2005.
No decorrer do nosso estudo empírico tivemos a oportunidade de constatar
que a totalidade dos professores do Departamento acredita existir colaboração
ao nível da gestão do currículo, e que tal situação é potenciada pelo bom
relacionamento existente entre todos. Todavia, através do cruzamento de
resultados obtidos de diferentes fontes no nosso estudo empírico, os mesmos
apontam para a existência de uma “aparente colaboração” entre os
professores do Departamento em estudo, pois, pese embora o facto dos
professores não trabalharem em isolamento total, mas sim em subgrupos de
trabalho constituídos por disciplina, a verdade é que estabelecem, grande
parte das vezes, fronteiras pouco permeáveis ao trabalho desenvolvido pelos
professores dos restantes subgrupos de trabalho do Departamento Curricular
analisado – estamos, assim, perante aquilo que Hargreaves (1998) denomina
de cultura balcanizada dentro do próprio Departamento.
Não podemos, assim, deixar de frisar que é nossa convicção que, a
apropriação de mudanças, designadamente, no âmbito do trabalho
colaborativo ao nível do Departamento Curricular, não se realiza simplesmente
por decreto, sendo urgente criar condições a vários níveis (Administração
Central, Escola, Instituições de Formação) de modo atingir níveis de
colaboração mais ambiciosos entre os professores, garantindo, contudo, a
individualidade e as susceptibilidades de cada um.
ABSTRACT: This research reports on a case study on the Teaching of Culture in the
context of the Science Curricular Department; we share Novoa’s view (1999)
when he claims that the weakness of teachers’ collaborative practices have
negative professional consequences. Within this framework, it is important to
implement work routines based on the co-responsibility of all the teachers.
This study looks for answers to a set of questions such as: “What type of
teaching culture is promoted in the Science Curricular Department? What type
of suggestions can be indicated towards the development of a culture within a
modern theoretical framework? The perceptions related to the concept of
collaboration, of the teachers belonging to a particular Curricular Department,
will be identified. In addition, an understanding of the way the Department
works, mainly its constraints and potentialities, should emerge. Suggestions
from the empirical study, contributing for improvement of the teaching culture
are put forward.
The theoretical framework of this study is rooted in four domains i.e. curriculum
and curricular management, intermedium level of curricular management - the
case of the curricular department, teaching of culture and teaching of sciences.
The research methodology adopted is the case study where the case itself is
the science curricular department of a secondary school located in the central
region of Portugal. Data were collected in the school year 2004/05, through
different techniques, such as questionnaire, interviews, documental analysis
and observation.
Throughout this piece of research, it was recognised that all the teachers
believe that a curricular management collaboration exists, empowered by a
good relationship between all the participants. However, the triangulation of the
results obtained from different sources reveals an apparent collaboration,
rather than a true one, taking in to account that these teachers work mainly in
small disciplinary groups without interaction. We are faced with “balkanized
culture” in Hargreaves’ words.
The author, at the end of this study, argues that the achievement, by the
teachers, of a collaborative work perspective is not just a matter of law; a
convergent and systematic approach at different levels urges – political
decision makers, schools, teachers education institutions, - with the due
respect for the individuality of each teacher. Mestrado em Gestão Curricular