Author(s):
Lopes, Sandra Maria Oliveira Ferrão
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10168
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino multimédia; Formação de professores; Professores do secundário - Guarda (Portugal); Desenvolvimento profissional; Web 2.0
Description
As competências em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e o
Pensamento Crítico (PC) são duas das linhas orientadoras da Aprendizagem
ao Longo da Vida (ALV) que reconhecendo que todos os contextos (informais,
não-formais e formais) podem ser de aprendizagem, assumiram no quadro da
Educação e Formação de Adultos (EFA), em Portugal, uma expressividade
plasmada no Referencial de Competências-Chave de Educação e Formação
de Adultos, nível secundário (EFA-NS). Contudo a orientação PC/TIC não tem
sido explicitamente conciliada nas práticas de educação e formação de
adultos.
Neste contexto desenvolveu-se uma Oficina de Formação para
professores/formadores de cursos EFA-NS, na qual se trabalhou a integração
de ferramentas da Web 2.0 com a infusão de PC em materiais/atividades para
cursos EFA-NS. No desenvolvimento da Oficina foram consideradas três
vertentes. Primeira, conceções dos professores sobre EFA/TIC e EFA/PC.
Segunda, a formação sobre PC/TIC. Terceira, produção e implementação de
materiais/atividades com orientação PC/TIC. A componente de trabalho
autónomo da Oficina passou essencialmente pela dinâmica de uma
comunidade online de nome EF@. O grupo de formação era constituído por 17
professores do ensino secundário, e pela investigadora/formadora, autora
deste estudo. Acrescente-se que no conjunto das 10 sessões de trabalho
presencial a investigadora/formadora foi coadjuvada por mais três formadores.
Estudar os impactes da Oficina no desenvolvimento profissional dos
professores, conjuntamente com a avaliação da influência dos
materiais/atividades produzidos (na Oficina) no nível de PC dos alunos,
assumiram-se como as duas questões de investigação a que este estudo
pretendeu dar resposta. Neste sentido estudámos o grupo de professores em
formação – estudo de caso – e o grupo de alunos – plano quasi experimental
do tipo grupo de controlo/experimental, pré/pós-teste, pelo que o
enquadramento da metodologia num estudo misto, predominantemente de
natureza qualitativa, foi a adotada. A recolha e o tratamento de dados foram
feitos mediante várias técnicas – observação, inquérito, análise e testagem –
associadas a diferentes instrumentos: dois questionários, diário de investigador
e Teste de Pensamento Crítico – Cornell (Nível X).
A análise dos dados recolhidos possibilitou a compreensão de como a Oficina
contribui para a reflexão: (i) nas práticas anteriores dos professores; (ii) nas
competências adquiridas na Oficina e (iii) nas práticas implementadas. Ao nível
do PC dos alunos, podemos dizer que os materiais/atividades produzidos na
Oficina influenciaram o nível de PC dos alunos, já que os resultados da média
do PC do pós-teste foram estatisticamente significativos para o grupo
experimental, quando comparado com a média do PC no grupo de controlo. Skills in Information and Communication Technologies (ICT) and Critical
Thinking (CT) are two of the guidelines of Lifelong Learning (LLL)
acknowledging that all learning contexts (informal, formal and non-formal)
learning can be assumed under Adult Education (AE), in Portugal, an
expression enshrined in the Guidelines to Key Competencies for Adult
Education, secondary level. However, the CT/ICT guidance has not explicitly
been accommodated in the practice of adult education.
In this context a training workshop was developed for AE teachers/trainers,
which worked on the integration of Web 2.0 tools with the infusion of CT
activities for AE courses. In developing the workshop three aspects were
considered. First, teachers' conceptions on AE/ICT and AE/CT. Second,
training in CT/ICT. Third, production and implementation of CT/ICT oriented
activities. The autonomous component of the workshop passed mainly through
a dynamic online community with the name EF@. The training group consisted
of 17 secondary school teachers, and the trainer/researcher author of this
study. We underline that in the 10 work sessions the trainer/researcher was
assisted by three trainers.
Studying the impacts of the Workshop in the professional development of
teachers together with assessing of the influence of the activities produced (in
the workshop) at the level of CT students were the two research questions that
this study intended to answer. So we studied the group of teachers – case
study – and the group of students – a quasi-experimental type
control/experimental group, pre/post-test plan. The mixed study methodology,
predominantly qualitative, was the one that seemed most appropriate. The
collection and processing of data were obtained by various techniques -
observation, investigation, analysis and testing – associated with different
instruments: two questionnaires, researcher diary and the Cornell Critical
Thinking Test (Level X).
The analysis of data collected allowed us to understand how the workshop
contributed to the debate: (i) in the previous practices of teachers, (ii) the skills
acquired in the workshop and (iii) implemented in practice. At the level of CT of
the students, we can say that the activities produced in the workshop
influenced the students’ level of CT, since the results of the average CT post
test were statistically significant for the experimental group when compared
with the average of the CT in the control group. Doutoramento em Multimédia em Educação