Author(s):
Pinho, Ana Margarida Coutinho Gomes de
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10145
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Comunicação multimédia; Formação profissional; Desenvolvimento profissional; E-learning; Ensino multimédia; Multimédia interactiva; Narração de histórias
Description
Este trabalho integra-se no projeto StoryLearn, uma parceria da Universidade
de Aveiro com a PT Inovação Aveiro, e tem como objetivo compreender como
se pode tirar partido do potencial do Digital Storytelling no desenvolvimento das
aprendizagens em contexto de formação profissional corporativa.
O Digital Storytelling (DST) é uma combinação da arte de contar histórias com
as novas tecnologias. Alia as narrativas a elementos multimédia, como áudio e
vídeo, na criação de histórias digitais com os mais variados propósitos. Estudos
desenvolvidos revelam que a sua utilização como ferramenta de ensino tem
vindo a crescer e a mostrar resultados muito positivos. Neste trabalho,
pretende-se compreender quais as tecnologias e processos mais adequados à
construção de Learning Objects utilizando esta metodologia.
Para tal, procedeu-se a uma análise aprofundada da literatura de suporte da
área, focando, para além do Digital Storytelling, o eLearning e o mLearning.
Foram seguidamente desenvolvidas duas experiências práticas. A primeira teve
como objetivo a formação, sendo a temática de base o IPv6, um tema muito
explorado atualmente, na formação na área de redes e sistemas. A segunda
experiência teve como objetivo a informação, tendo explorado um produto, mais
especificamente, o ALTAIA da PT Inovação Aveiro. Estas duas experiências são
pormenorizadamente descritas e analisadas neste trabalho, sendo
apresentadas as opções tomadas e respetiva justificação. Conclui-se que
quanto mais simples o processo de desenvolvimento de Learning Objects, mais
facilmente este pode ser utilizado por qualquer pessoa e em qualquer contexto,
desde que sejam respeitadas algumas regras básicas imprescindíveis para o
seu bom funcionamento.
Como resultado das experiências realizadas, surgiu um processo intitulado
StoryLearn, de utilização simples e que foi moldado de maneira a poder ser
facilmente utilizado por todos. Assim permite rentabilizar ao máximo todo o tipo
de recursos: temporais, humanos e/ou monetários. Este trabalho explica a
implementação deste processo, salientando as suas vantagens na produção de
Learning Objects em contexto de formação profissional corporativa. This study is part of the StoryLearn project, a partnership between the University
of Aveiro and PT Inovação Aveiro, and aims to understand how the potential of
Digital Storytelling can be used in the development of learning in corporative
training context.
Digital Storytelling (DST) is the art of storytelling combined with the new
technologies. It combines narratives with multimedia elements, like audio and
video, in the creation of digital stories for very distinct purposes. Studies show
that its use as a teaching tool has been growing and showing very positive
results. In this work, we intend to comprehend which technologies and
processes are most suitable for the construction of Learning Objects using this
methodology.
For this to happen, a thorough examination of the literature supporting the area
was taken place, focusing, besides Digital Storytelling, on eLearning and
mLearning. Two practical experiments were developed afterwards. The objective
of the first experiment was targeted at the training, with IPv6 as the base theme,
which is very explored nowadays in the training area of network and systems.
The second experiment was focused on the information feature where a product,
ALTAIA of PT Inovação Aveiro to be precise, was explored. These two
experiments are thoroughly described and analyzed in this study, being
presented the choices made and respective justification. We conclude that the
simpler the process of developing Learning Objects, the easier it is for anyone,
in any context, to use them, provided that some essential basic rules are
enforced for its proper functioning.
As a result of the experiments conducted, a process simple to use and modelled
to be user friendly, emerged and was caled StoryLearn. Like so, it allows to
make the most of all types of resources: temporal, human and/or monetary. This
study explains the development of this process, highlighting its advantages in
the production of Learning Objects in corporative training context. Mestrado em Comunicação Multimédia