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3D motion control with axis interpolation

Author(s): Carranca, Ricardo Luís d'Abreu Fernandes cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10103

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Engenharia mecânica; Automação; Sistemas de controlo; Simuladores; Visualização tridimensional; Desenvolvimento de software; Hardware de computadores


Description
Há alguns anos que a automação e controlo entraram no mundo do entretenimento. A evidenciar este facto, tem-se assistido nos últimos anos a um aumento de soluções e inovações nesta área. Tal desafio resulta em grande parte, da exigência dos espetadores, com uma cada vez maior componente emocional, que deriva da transposição para a indústria do espetáculo, de façanhas extraordinárias, por exemplo com personagens importados do universo de heróis da banda desenhada. Este campo de criatividade, com efeitos visuais, tem aplicações no teatro, cinema ou concertos. A par destes desenvolvimentos, tem surgido a necessidade de evolução de equipamentos para simulação de vôos/saltos. Por este motivo, é objetivo desta dissertação estudar uma solução a nível de sistemas de controlo - software e hardware - capaz de satisfazer as necessidades dum sistema deste tipo. Para o sucesso de um projecto desta natureza é fundamental o controlo perfeito de movimentos e trajectórias complexas. O trabalho aqui desenvolvido centrou-se nestas temáticas, em especial, no desenvolvimento de um sistema de controlo capaz de simular cenas de vôo a três dimensões, com aplicabilidade na indústria do entretenimento. Since a few years ago, automation and control became an important tool in the simulation of visual effects as part of the entertainment industry. In fact, in the last few years the number of solutions in this highly creative field has increased. A challenging vector for this arises from the spectators’ exigency, expecting to meet a quite high emotional experience rank when assisting for example to the performance of actors recreating the heroes of comics stories or even the incarnation of cartoons performers. Among these developments there is the need of upgrading the flying simulators. So, the aim of this dissertation is to study a control solution - software and hardware - capable of meeting the needs that a system like this requires. The very realistic materialization of complex trajectories with perfect motion control is a field of primary importance for the success of the project, therefore that thematic has been explored and developed. The work here developed focused on these issues, particularly in developing a control system capable of simulating flight scenes in three dimensions, with application in the entertainment industry. Mestrado em Engenharia Mecânica
Document Type Master Thesis
Language English
Advisor(s) Santos, José Paulo Oliveira; Melo, Francisco
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