Author(s):
Carranca, Ricardo Luís d'Abreu Fernandes
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10103
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Engenharia mecânica; Automação; Sistemas de controlo; Simuladores; Visualização tridimensional; Desenvolvimento de software; Hardware de computadores
Description
Há alguns anos que a automação e controlo entraram no mundo do entretenimento.
A evidenciar este facto, tem-se assistido nos últimos anos
a um aumento de soluções e inovações nesta área. Tal desafio resulta em
grande parte, da exigência dos espetadores, com uma cada vez maior componente
emocional, que deriva da transposição para a indústria do espetáculo,
de façanhas extraordinárias, por exemplo com personagens importados do
universo de heróis da banda desenhada.
Este campo de criatividade, com efeitos visuais, tem aplicações no teatro,
cinema ou concertos. A par destes desenvolvimentos, tem surgido a necessidade
de evolução de equipamentos para simulação de vôos/saltos. Por este
motivo, é objetivo desta dissertação estudar uma solução a nível de sistemas
de controlo - software e hardware - capaz de satisfazer as necessidades dum
sistema deste tipo.
Para o sucesso de um projecto desta natureza é fundamental o controlo
perfeito de movimentos e trajectórias complexas. O trabalho aqui desenvolvido
centrou-se nestas temáticas, em especial, no desenvolvimento de um
sistema de controlo capaz de simular cenas de vôo a três dimensões, com
aplicabilidade na indústria do entretenimento. Since a few years ago, automation and control became an important tool in
the simulation of visual effects as part of the entertainment industry. In fact,
in the last few years the number of solutions in this highly creative field has
increased. A challenging vector for this arises from the spectators’ exigency,
expecting to meet a quite high emotional experience rank when assisting for
example to the performance of actors recreating the heroes of comics stories
or even the incarnation of cartoons performers. Among these developments
there is the need of upgrading the flying simulators.
So, the aim of this dissertation is to study a control solution - software and
hardware - capable of meeting the needs that a system like this requires.
The very realistic materialization of complex trajectories with perfect motion
control is a field of primary importance for the success of the project,
therefore that thematic has been explored and developed. The work here
developed focused on these issues, particularly in developing a control system
capable of simulating flight scenes in three dimensions, with application
in the entertainment industry. Mestrado em Engenharia Mecânica
Document Type
Master Thesis
Language
English
Advisor(s)
Santos, José Paulo Oliveira; Melo, Francisco