Author(s):
Coutinho, Maria João de Pinho
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10070
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino das ciências; Técnicas da aula; Técnicas pedagógicas; Técnicas de interrogação; Desenvolvimento cognitivo; Ensino básico 3º ciclo
Description
Este estudo pretende analisar os tipos de perguntas escritas formuladas por
alunos do 9º ano de escolaridade na disciplina de Ciências Naturais, a partir de
três contextos potenciadores do questionamento dos alunos, a fim de
averiguar o nível cognitivo das perguntas formuladas em cada um destes
contextos. Pretende-se ainda (i) constatar se existem, ou não, contextos
capazes de conduzir à formulação de uma maior quantidade de perguntas de
alto nível cognitivo e (ii) verificar de que forma o ensino dos alunos na
formulação de perguntas conduz a uma maior facilidade na sua redação e a
um aumento do nível cognitivo dessas mesmas perguntas.
Utilizou-se uma metodologia de investigação de natureza qualitativa. Foram
recolhidas todas as perguntas escritas formuladas pelos alunos nos três
contextos estudados (visualização de um filme, realização de um trabalho
laboratorial e leitura de um texto de ciências).
Não se identificou uma relação direta entre tipo de contexto e nível das
perguntas formuladas a partir dele. No entanto houve uma diminuição da
percentagem de perguntas escritas de baixo nível cognitivo, ao longo dos três
contextos, tendo a percentagem perguntas de alto nível cognitivo aumentado.
Assim, os resultados sugerem que perante estratégias de questionamento que
estimulem os alunos à formulação de perguntas escritas, os mesmos são
capazes de formular uma quantidade substancial de perguntas suscetíveis de
conduzirem a aprendizagens de alto nível. Podemos ainda afirmar que, se
forem dadas oportunidades aos alunos para desenvolverem competências de
formulação de perguntas, os alunos, e de um modo especial os do ensino
básico, irão formular uma maior quantidade de perguntas de elevado nível
cognitivo. This work intends to analyze the written questions asked by 9th grade students
in three different question-promoting contexts in the subject of Natural
Sciences, in order to assess the cognitive level of each question.
It is also aimed at (i) determining if a specific context can promote higher level
questions and (ii) checking if teaching strategies can positively lead to the way
students write those questions and lead to a developing cognitive level.
For this purpose, a qualitative research was implemented. The students’ written
questions in the three contexts (watching a movie, performing laboratory work
and reading a science text) were collected.
A close relationship between the type of context and the level of the students’
questions was not found. Nevertheless, the percentage of low-level cognitive
questions has decreased throughout the three contexts while the percentage of
high-level questions has increased.
This way, the outcomes suggest that questioning strategies which encourage
students to formulate written questions will also enable them to ask a
substantial amount of questions likely to lead to a high-level learning. It can
also be stated that if students, mainly elementary students, are given the
opportunity to develop questioning skills, they will also be able to ask a greater
number of high-level questions. Mestrado em Didáctica - Ciências para Professores do 3º CEB/Secundário de Biologia e Geologia