Author(s):
Lopes, Carla Alexandra Magalhães
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10003
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ciências da educação; Ensino da leitura; Ensino da escrita; Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal); Papel dos professores
Description
Título completo: Do «ler, escrever e contar» à literacia: desafios e representações
dos docentes do nível 1 do Quadro Europeu de Qualificações
No início da escolaridade tem-se ensinado a ler, escrever e contar mas há
quem pretenda que as crianças aprendam não só os conhecimentos que lhes
são transmitidos como a aplicá-los, não só a resolver equações mas a saber
formular problemas e a resolvê-los em contexto real.
Quais são as orientações (inter)nacionais relativamente à alfabetização formal
e à literacia? O processo de ensino-aprendizagem é centrado no docente ou
no aluno? O que se avalia e como se avalia na educação básica? Com que
desafios se depara o sistema educativo português para desenvolver
competências em literacias? No nível 1 centra-se o ensino no programa
escolar ou desenvolve-se o currículo a partir dos conhecimentos, experiências,
necessidades, aptidões e competências dos alunos?
Faz-se a síntese da evolução do pensamento atual sobre alfabetização formal
e literacia, focando-se alguns desafios com que são confrontados os docentes
dos primeiros anos de escolaridade (nível 1 do QEQ). Analisa-se em estudo de
caso, nas escolas integradas no âmbito geográfico dos Quadros de Zona
Pedagógica de Aveiro e de Entre Douro e Vouga, as representações dos
docentes acerca da literacia, bem como a sua aplicação pedagógica e as
dificuldades sentidas na sua operacionalização concreta no nível 1.Usa-se o
inquérito por questionário para a recolha destes dados.
«Ler, escrever e contar» tem estado mais ligado à técnica da leitura formal e
dos conteúdos transmitidos pelo docente do que ao desenvolvimento de
competências em literacias. A literacia, como o modelo inovador, tal como é
definido pela OECD/OCDE (2011), exige o desenvolvimento de competências
a partir da experiência de cada aluno para que este tenha a capacidade de as
aplicar aos contextos reais para a resolução de problemas emergentes do
quotidiano.
As escolas de nível 1 deparam-se com novos desafios: transformarem-se em
centros locais de aprendizagem (EU, 2000: n.º 26) para desenvolverem
aprendizagens significativas centradas no aluno, com base em experiências
em literacias em leitura, matemática e ciências (e outras), através de
processos de aprendizagem que estimulem uma educação permanente e
inclusiva, assente na aprendizagem de técnicas e processos necessários à
vida quotidiana atual e futura – literacia – com recurso a estratégias
adequadas e suportadas por técnicas e materiais diversificados, inovadores e
ajustados às reais necessidades e experiências efetivas de cada aluno.
Identificam-se as representações que os docentes têm sobre as atividades de
aprendizagem, materiais e avaliação mais eficazes no desenvolvimento das
competências que o aluno necessita de desenvolver ao longo do nível 1.
Os docentes de nível 1 em início e no final da carreira e os que possuem
menos habilitações literárias estão mais associados ao ensino do programa
escolar e à alfabetização formal; a literacia aparece mais associada aos
docentes jovens, que já passaram o período probatório (tendência que começa
a diminuir a partir dos 15 anos de serviço), e aos que têm uma pós-graduação. Full title: From «reading, writing and counting» to literacy: challenges and
representations from teachers of level 1 of the European Qualifications Framework
At the beginning of schooling it has been usual to teach how to read, write and
count but some argue that children should learn not only the knowledge
transmitted to them but also how to apply them, not only to solve equations but
knowing to formulate problems and solve them in a real context.
What are the (inter)national guidelines concerning formal alphabetization and
literacy? The teaching-learning process is focused on the teacher or on the
student? What is assessed and how it is assessed in basic education? What are
the challenges the Portuguese education system is faced with in order to develop
skills in literacy? In level 1, teaching is focused on syllabus or the curriculum is
developed starting from knowledge, experiences, needs, aptitudes and skills of the
students?
A synthesis of the evolution of current thinking about literacy and formal
alphabetization is made, focusing some of the challenges primary education
teachers (EQF level 1) are confronted with. It is analyzed in a case study, on
schools integrated within the geographic area of Quadros de Zona Pedagógica
de Aveiro and Entre Douro e Vouga, the teachers' representations about literacy,
as well as their pedagogical application and the difficulties felt in their concrete
operationalization in level 1. A questionnaire survey is used to collect these data.
«Reading, writing and counting» has been more linked to formal reading technique
and to teacher's transmitted contents than to the development of skills in literacy.
Literacy, defined by the OECD (2011) as the innovative model, requires the
development of skills starting from the experience of each student so that he has
the ability to apply them to real contexts to solve everyday emerging problems.
Level 1 schools are faced with new challenges: transform themselves into local
learning centres (EU, 2000: n. º 26) to develop student-centred meaningful
learning, based on experiences in literacy in reading, math and sciences (and
others), through learning processes that foster a lifelong and inclusive
education, based on learning the techniques and processes necessary for
current and future daily life – literacy – using appropriate strategies and
supported by diverse and innovative techniques and materials adjusted to each
student's real needs and effective experiences.
The teachers’ representations about learning activities, materials and
assessment methods, more effective in developing the skills the student needs
to develop over level 1, are identified.
Level 1 teachers, which are beginning or ending their careers, as well as those
with fewer qualifications, are more associated with teaching the syllabus and with
formal alphabetization; whereas literacy appears more closely associated with
young teachers, who have passed the probationary period (this trend starts to
decrease after 15 years of service), and with those having a graduate degree. Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social